sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Honda CBX V12

Construir uma mota com um motor V12 baseado em dois motores de 6 cilindros em linha com 1.000cc da Honda CBX seria por si só um feito grandioso caso fosse o único projecto executado por um determinado construtor, o que é pouco provável, diga-se.



O mais recente projecto de Andreas Georgeades (fotos) é precisamente isso, “o mais recente”, já que ele tem mexido em motas praticamente durante toda a sua vida, tendo começando como piloto de corridas mas que rapidamente se tornou um construtor com algumas habilidades bastante criativas e fora do comum.



Andreas é um antigo piloto de motas Sul-africano que correu numa Matchless G50 de 500cc no TT da Ilha de Man em 1964 e em 500cc de GP na Europa. Também competiu nos Estados Unidos da América e no Canadá, tendo inclusive ganho neste ultimo país com uma mota (a ASG Special) que possuía um motor de um automóvel Honda 600 refrigerado a água, posteriormente convertido para refrigeração a ar através da utilização de ventoinhas, montado num quadro de uma Norton Manx com caixa de 6 velocidades.


ASG Special

E aqui está o V12! O motor foi mais fácil de duplicar que o chassis da mota, já que o seu trabalho baseia-se fundamentalmente na utilização de maquinaria e soldaduras (fotos).



O seu chassis é arte pura, devidamente adaptado ao monstruoso volume e peso do motor.



A sua técnica de construção é verdadeiramente “old school”, sem o auxílio do CAD ou de outro tipo de trabalho executado no computador, utilizando apenas alguns esboços, e mesmo esses, às vezes, só depois da obra estar concluída para explicar o que fez. Ainda mais impressionante é a sua oficina, para aqueles que pensam que um projecto desta envergadura necessita de uma grande oficina equipada com a mais recente tecnologia em máquinas e ferramentas, Andreas executa o seu trabalho num ambiente bem mais modesto.



Durante o desenvolvimento do produto, há que verificar o sistema e corrigir pequenos problemas (imagens). Considerando o que foi construído e quantas pessoas estiveram envolvidas no design, na maquinaria e nas soldaduras da mota (apenas uma, Andreas), é sem dúvida uma criação verdadeiramente monumental.

Aqui ficam as imagens do teste de estrada efectuado com a CBX V12.



Andreas dedicou cerca de 1/10 da sua vida a construir esta mota. Ele tem 68 anos... é só fazer as contas. Não há outra mota como esta no mundo.

Fonte: The Kneeslider

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