sábado, 30 de novembro de 2013
Museus e Colecções Particulares #4
Museu da Moto Antiga
O primeiro museu da moto em Portugal com portas abertas ao público nasceu há alguns anos atrás na localidade de Rossas (Vieira do Minho) pelas mãos do Dr. José Leite, revelando-se um espaço original de técnica, arte e comunicação.
Via
Breve descrição
Para além da Veterinária, o Dr. José Leite é um apaixonado pelos veículos de duas rodas. A sua grande dedicação a estas máquinas levou-o a concretizar este projecto em terras minhotas, tornando-se no primeiro museu da moto em Portugal aberto ao público.
Escondidas no coração da granítica e fria aldeia de Rossas, as suas instalações estão tão bem integradas no casario circundante que facilmente passam despercebidas ao comum dos visitantes (nem uma placa à porta tem). Porém e uma vez no seu interior, salta à vista o rigor tido na construção e onde materiais nobres como a pedra, a madeira e o vidro reflectem o bom gosto do seu proprietário.
Via
Este museu é um espaço que nos faz viajar no tempo e relembrar o passado. Pode ser visitado mediante marcação prévia, já que o Dr. Vieira Leite reconhece que lhe fica mais barato ter a porta fechada que a abrir aos visitantes.
A exposição
O museu possui um valioso espólio de veículos de duas rodas, com bicicletas e motas, das mais antigas às mais modernas, num verdadeiro testemunho histórico da sua evolução ao longo dos tempos. O estado de conservação em que se apresentam não deixa qualquer tipo de dúvidas em relação à dedicação deste coleccionador.
Os modelos expostos são muitos e variados, abrangendo exemplares do início do século passado, como uma Terrot de 1904, até à superdesportiva Honda CBR 1100XX SuperBlackbird que à data era a mota de série mais rápida do planeta, com os seus quase 300 km/h de velocidade máxima real.
Podem também ser admiradas outras preciosidades de marcas como a Harley-Davidson, Indian, Panther, FN, Norton e Anzani, entre outras. Particularmente em relação à Anzani, um dos modelos expostos possui um enorme motor V-Twin com cerca de 3.000cc e era utilizada pelos treinadores das provas de ciclismo de perseguição nos velódromos no início do século. Outro dos aliciantes é a colecção de ciclomotores de 50cc, onde se incluem algumas Lutz, Alma, Vilar Cucciolo, Famel e Pachancho.
Via
Via
Via
Rara Anzani V-Twin utilizada pelos treinadores das provas de ciclismo de perseguição nos velódromos no início do século e que atingiu os 200 km/h. Via
Invulgar NSU 50cc de 1960. Via
Aqui fica um pequeno vídeo da autoria de Sílvia Veloso sobre o Museu da Moto Antiga:
Informações
Morada: Lugar de Outeiro, Rossas – 4850–297 Vieira do Minho
GPS: 41°34'11.81"N ; 8°6'34.41"W
Telefone: (+351) 253 214 053
Telemóvel: (+351) 919 722 753
E-mail: info@museudamotoantiga.com (desactivado)
Página Web: www.museudamotoantiga.com (desactivado)
Visitas por marcação prévia.
Fontes: Revista “Da Moto Clássica” n.º 4 (Julho 2008), Turismo Rural - Vieira do Minho e Moto Clube do Porto
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário