A icónica marca Royal
Enfield é uma das mais antigas que ainda se mantêm em actividade nos dias
de hoje, e embora tenha passado a ser totalmente concebida em Chennai (India)
desde 1995, conserva todo o carisma e o lema "Made like a gun, goes like a bullet” dos originais modelos
britânicos.
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As suas principais características são sem dúvida a simplicidade de
construção e o motor monocilíndrico de 500cc refrigerado a ar, que apesar de
ter fama de ser robusto e um verdadeiro “pau para toda a obra”, decididamente não
alimenta o sonho dos mais ávidos por velocidade e emoções fortes.
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Certamente que muitos entusiastas pela mecânica já devem ter colocado a
questão de como melhorar a performance destas motas, sem perder a fiabilidade e
o estilo clássico que lhe estão normalmente associados. Aniket Vardhan, um
indiano nascido e criado em Delhi mas actualmente radicado nos EUA, encontrou
uma solução para este problema.
Como não é possível alterar a cilindrada do motor de produção sem
modificar os seus componentes internos com peças que não são de origem, Vardhan
resolveu juntar dois motores de série num só, numa configuração em ‘V’, criando
a Musket V-twin.
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Tudo começou em 1999 quando Vardhan deixou a sua terra natal para ir
tirar um Mestrado em Design Industrial nos EUA, e, simultaneamente, ficar perto
do som dos carismáticos V-twins das Harley-Davidson de que tanto gosta. À
medida que os anos foram passando e já como professor, foi desenvolvendo o
conceito V-twin que começou com um motor de 700cc a 70º (dois
monocilíndricos de 350cc) e que evoluiu para os actuais 998cc a 59º, que
garantem uma resposta mais solícita ao rodar do punho do acelerador.
Musket V-twin 700cc e 998cc. Via
Mas Aniket Vardhan não se ficou “apenas” pela concepção e
desenvolvimento de um protótipo, dedicando-se agora de corpo e alma à execução
deste projecto, no qual supervisiona inclusive o processo de fabricação das
suas peças, nomeadamente os moldes para fundição, a maquinação, o polimento e a
montagem final para garantir que tudo fica perfeito.
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Ao nível da ciclística, esta Musket V-twin tem por base uma Royal
Enfield Bullet 500 de 2002, mantendo a clássica configuração de berço simples
tubular em aço onde o motor é parte integrante da estrutura, com as adaptações
necessárias para acomodar o novo V-twin com o respectivo sistema de escape.
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Aqui ficam algumas imagens da Musket V-twin em acção:
Aniket Vardhan descreve a Musket V-twin como “um empreendimento um pouco
ridículo”, mas na realidade é tudo menos isso. É, isso sim, um grande feito de
engenharia (apesar de não ser caso único: Norcroft
e Carberry), com o
resultado final a superar inclusive o nível de acabamento dos modelos
produzidos pela própria Royal Enfield.
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Fonte: Bike EXIF
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