Em Setembro de 1964, a SIS (Sociedade Irmãos
Simões) foi a primeira marca portuguesa a expor os seus modelos na importante
feira internacional de bicicletas e motocicletas de Colónia – Alemanha, a IFMA (Internationale
Fahrrad- und Motorrad-Ausstellung)1. Entre
os diversos modelos presentes no stand da marca portuguesa, destacava-se um
protótipo de linhas arrojadas e que fez bastante sucesso junto da imprensa
internacional da época.
What's this – It's the SIS! Via
A revista Mundo Motorizado n.º 170 (5 de Novembro de 1964) salientava
aquela que foi a verdadeira estreia de veículos motorizados produzidos no nosso
país numa exposição estrangeira, bem como os modelos apresentados, particularmente
o V5 sport, terem merecido as melhores referências da imprensa alemã da
especialidade, ao ponto do stand português ter sido o mais visitado do certame.
Revista Mundo Motorizado n.º
170 (05/11/1964) 2.
Também a revista americana Cycle World de Julho de
1965 referia a boa impressão causada pelos modelos da SIS na 2.ª edição do Annual Cycle
World Motorcycle Show, realizado no final de Abril de 1965 no Los Angeles
Memorial Sports Arena.
Revista Cycle World de
Julho de 1965. Via
Este pequeno protótipo possui algumas características únicas que o
tornam verdadeiramente especial, como sejam as rodas pequenas, a suspensão
traseira monobraço com monoamortecedor que bascula junto com o motor (como nas
scooters recentes), os dois faróis, em que um deles é móvel (montado no
volante) e o outro é fixo (no prolongamento do depósito de combustível), a transmissão
por corrente e o banco que é facilmente removível sem a ajuda de ferramentas.
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de 1964.
Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
SIS Sachs Protótipo de
1964. Via
Desconhece-se se este modelo chegou a ser produzido em série.
Fontes: Rodas de Viriato e Motociclos Portugueses: “Um olhar do
design sobre 50 anos de produção”
____________________
1 Desde o
início dos anos 50 do século XX que a IFMA se assumiu como uma importante feira
internacional de bicicletas e motocicletas do velho continente. Porém, em 2010,
foi integrada na actual INTERMOT
(Internationale Motorrad-, Roller- und E-Bike-Messe), que se realiza
bianualmente em Colónia.
2 Recorte
cedido por José Mota Freitas, a quem
agradeço.
Sem comentários:
Enviar um comentário