segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

God Speed You! Black Emperor (1976)

Estávamos em meados da década de 70 do século passado, uma época onde a lei das ruas era ditada por gangues com fortes identidades étnicas e onde as drogas, as armas e a violência faziam parte desse quotidiano.

O Japão dessa altura assistia à explosão de um movimento jovem e arruaceiro denominado Bosozoku, uma subcultura associada à customização de motas japonesas que se caracterizava por misturar elementos das choppers americanas e das café racers britânicas de uma forma bastante peculiar, dando origem a estranhos veículos. Este movimento despertava o interesse da comunicação social. 

Neste contexto, Mitsuo Yanagimachi realiza em 1976 o documentário God Speed You! Black Emperor, filmado em pelicula de 16mm a preto e branco, com a duração de 90 minutos.
O filme acompanha um jovem membro do grupo “Black Emperors” no seu quotidiano, onde são habituais os problemas com a polícia devido aos constantes distúrbios provocados na via pública com as suas motas.

Via

Em 1994, o nome Godspeed You! Black Emperor também despertou o interesse de uma banda post-rock canadiana, que acabou por adoptá-lo como sua designação. 

Mais recentemente, o tema Bosozoku foi novamente retratado no documentário Sayonara Speed Tribes (2012), de Jamie Morris, mostrando o declínio de uma das mais controversas subculturas japonesas.

Aqui fica na íntegra o documentário God Speed You! Black Emperor: 



Sem comentários:

Enviar um comentário