Nos tempos de antigamente, para se conduzir uma mota de competição pouco
mais era necessário que um destemido piloto e uma mota rápida, aos quais se
juntava um traçado numa estrada com curvas, rectas, lombas e afins, que muitas
vezes nem sequer era asfaltada.
Foi já no início dos anos 50 do século XX que o motociclismo de
velocidade começou a afirmar-se como o expoente máximo do desporto motorizado
de duas rodas, graças ao surgimento do Campeonato do Mundo de Motociclismo
poucos anos antes, em 1949.
Uma das provas que integrou o “mundial” entre 1949-1976 foi o mítico e
polémico TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man.
Em 1952, Harvey
Williams participou no Ultra Lightweight TT aos comandos desta BSA Bantam 125cc:
Harvey Williams (BSA Bantam
125cc) no Ultra Lightweight TT de 1952. Via
Segundo reza a história, Harvey Williams teria parado para efectuar alguns
ajustes na sua Bantam e durante essa pausa acendeu um cigarro. Terminada a
tarefa, o piloto retomou a estrada e foi depois fotografado no clássico salto de
Ballaugh Bridge... ainda de cigarro na boca!
Esta castiça imagem passou a ser conhecida como a “Smoking Bantam” e,
entre outras coisas, deu origem a curiosas t-shirts onde se
pode ler “Smoking & Racing are bad for your health” (Fumar e Correr são
maléficos para a sua saúde).
Fica por saber se este episódio aconteceu durante uma sessão de treinos
ou já em plena corrida, mas o que é certo é que Harvey Williams chegou mesmo a
concluir a prova
de três voltas ao circuito de montanha (Mountain Course) na sétima posição, com
um tempo final de 1:57:02.4 (a 27:07.6 do vencedor), à média de 58.03 mph
(93.39 km/h).
Como as coisas mudaram durante os últimos 60 anos...
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