domingo, 24 de novembro de 2013

Smoking Bantam

Nos tempos de antigamente, para se conduzir uma mota de competição pouco mais era necessário que um destemido piloto e uma mota rápida, aos quais se juntava um traçado numa estrada com curvas, rectas, lombas e afins, que muitas vezes nem sequer era asfaltada.

Foi já no início dos anos 50 do século XX que o motociclismo de velocidade começou a afirmar-se como o expoente máximo do desporto motorizado de duas rodas, graças ao surgimento do Campeonato do Mundo de Motociclismo poucos anos antes, em 1949. 

Uma das provas que integrou o “mundial” entre 1949-1976 foi o mítico e polémico TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man.
Em 1952, Harvey Williams participou no Ultra Lightweight TT aos comandos desta BSA Bantam 125cc: 

Harvey Williams (BSA Bantam 125cc) no Ultra Lightweight TT de 1952. Via 

Segundo reza a história, Harvey Williams teria parado para efectuar alguns ajustes na sua Bantam e durante essa pausa acendeu um cigarro. Terminada a tarefa, o piloto retomou a estrada e foi depois fotografado no clássico salto de Ballaugh Bridge... ainda de cigarro na boca!

Esta castiça imagem passou a ser conhecida como a “Smoking Bantam” e, entre outras coisas, deu origem a curiosas t-shirts onde se pode ler “Smoking & Racing are bad for your health” (Fumar e Correr são maléficos para a sua saúde). 

Fica por saber se este episódio aconteceu durante uma sessão de treinos ou já em plena corrida, mas o que é certo é que Harvey Williams chegou mesmo a concluir a prova de três voltas ao circuito de montanha (Mountain Course) na sétima posição, com um tempo final de 1:57:02.4 (a 27:07.6 do vencedor), à média de 58.03 mph (93.39 km/h). 

Como as coisas mudaram durante os últimos 60 anos... 

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