quinta-feira, 7 de novembro de 2013

The Flying Flea

“A Pulga Voadora”, designação pela qual ficou conhecida esta mota, foi durante a 2.ª Guerra Mundial um verdadeiro presente das alturas para as tropas britânicas.

Via

Este pequeno modelo foi concebido pela marca inglesa Royal Enfield e é maioritariamente uma cópia da germânica DKW RT98 de 98cc (a ‘Model RE’, tal como era oficialmente conhecido na Grã-Bretanha) e foi posteriormente integrado no serviço militar. 

Ostentava um motor monocilíndrico de 125cc a 2T, uma caixa de 3 velocidades de mão (selector junto ao depósito) e tinha como particularidade a sua suspensão dianteira com uma forquilha tipo girder, copiada da DKW, com um funcionamento através de tiras de borracha.

O seu reduzido peso (cerca de 57 kg) permitia que fosse largada de pára-quedas, dentro de uma estrutura tubular, pelo que a alcunha de “A Pulga Voadora” (“The Flying Flea”) acabou por surgir naturalmente.

Via

Via 

Via 

O modelo das fotos (à escala 1/9) foi construído por Alexander Wence De Leon, um Americano reformado do estado que se dedica de corpo e alma ao modelismo, construindo magníficas peças em miniatura e respectivos dioramas que se destacam pela elevada qualidade ao nível do detalhe e acabamento (a mancha de gasolina no depósito de combustível da mota está espectacular).

Via 

Via

Juntamente com outro extraordinário modelo à escala 1/9 de uma Ariel W/NG 350cc, esta Royal Enfield WD/RE 125cc foi considerada “Best World War II Subject” no evento Tulsa Show de 2012, organizado anualmente pela Historical Miniatures Society of Northeastern Oklahoma (HMSNEO) durante o primeiro Sábado do mês de Junho na localidade de Tulsa, Oklahoma.

Via

Um regalo para a vista.

Via

Sem comentários:

Enviar um comentário