sexta-feira, 8 de novembro de 2013

GP Japão Moto3 - Miguel Oliveira em quarto

Miguel Oliveira conquistou mais um bom resultado ao terminar no 4.º posto a corrida de Moto3 disputada no circuito japonês de Motegi, após uma vibrante recuperação desde o 18.º lugar na grelha de partida.

Via

Este G.P. do Japão ficou marcado pelo cancelamento das sessões de treinos livres, devido a chuva e nevoeiro. Assim, os pilotos enfrentaram a sessão qualificativa sem oportunidade de ajustarem ao traçado as afinações das motos, e em piso molhado Miguel Oliveira procurou recolher o máximo de dados, acabando a sessão apenas em 18.º. Depois, a abrir a manhã deste Domingo e em vez do habitual “warm up”, para compensar aconteceu um treino extra com 35 minutos de duração. 

Na pista japonesa, a corrida disputou-se em piso seco e Miguel Oliveira encetou uma boa recuperação. Após quatro voltas já era 6.º classificado, e na oitava subiu ao 5.º posto. Na décima sexta das vinte voltas cumpridas, aproveitou ainda o atraso de um adversário que rodava à sua frente para ascender finalmente ao 4.º lugar em que passou a linha de chegada, a 15,8s do vencedor, Alex Marquez, que bateu Maverick Viñales por 27 milésimos de segundo.

“Hoje a corrida foi bastante complicada. A nossa moto é muito sensível a pequenas mudanças e, portanto, fomos um pouco prejudicados por não termos um ‘setting’ melhor, pela falta de tempo”, explicou Miguel. Depois, “acabei por me envolver em toques na 1.ª volta, atrasando-me bastante. Senti-me bem durante toda a corrida, mas não consegui recuperar tempo algum. No final, acabei em 4.º, um bom resultado para a equipa e que reforça a minha posição no campeonato”, concluiu. 


Via 

Em termos de Campeonato, Oliveira mantém o 6.º posto e dificilmente poderá alcançar a 5.ª posição, visto que o alemão Jonas Folger terminou precisamente à sua frente em Motegi, aumentando para 19 pontos a diferença entre eles. Assim, só restam duas remotas hipóteses para o lusitano: ser 2.º na última prova em Valência e Folger não marcar mais que 1 ponto, ou ganhar e o germânico não ir além do 10.º lugar. No entanto, pelo menos a 6.ª posição neste “Mundial” de Moto3 ficou já garantida no Japão.

Dia 10 de Novembro, em Valência, na 17.ª e última prova da classe, anuncia-se um final empolgante, com três pilotos a dependerem apenas de si próprios para chegar ao título. Apesar de ter desistido no Japão, Luís Salom ainda está na frente, mas só com 2 pontos de vantagem sobre Maverick Viñales e 5 para Alex Rins, pois este último também não marcou pontos em Motegi. 

Campeonato: 1.º Luís Salom (KTM), 300 pontos; 2.º Maverick Viñales (KTM), 298; 3.º Alex Rins (KTM), 295; 4.º Alex Marquez (KTM), 200; 5.º Jonas Folger (Kalex/KTM), 163; 6.º Miguel Oliveira (Mahindra), 144; etc.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário