terça-feira, 12 de novembro de 2013

Museus e Colecções Particulares #3

Museu Automóvel António Augusto

A colecção do Museu Automóvel António Augusto encontra-se sediada no Minho, mais propriamente em Vila Nova de Famalicão (Distrito de Braga), e é uma das mais antigas colecções particulares de automóveis e motos em Portugal. O seu fundador, António Augusto Carvalho, foi pioneiro nesta actividade.

Via

As origens

O industrial António Augusto Carvalho, neto de um dos fundadores da empresa «Reguladora» (fábrica de relógios, contadores de água e contadores de electricidade) e seu administrador, adquiriu a primeira viatura, um Ford T, em 1954. 

Nessa altura o seu interesse estava centrado nos carros do início do século XX, nomeadamente nos automóveis da primeira e segunda década. Mais tarde, a colecção foi sendo acrescida com modelos mais modernos até aos anos 80.

Actualmente o museu é propriedade do seu sobrinho, o Eng.º José Artur de Carvalho Campos Costa, 1.º Vice-Presidente e responsável pela Comissão de Motos Clássicas da direcção da Federação de Motociclismo de Portugal (é também Presidente da Mesa da Assembleia da direcção do Clube Motard Escorpiões de Vila Nova de Famalicão). 

Implantado num terreno com vários armazéns, as instalações do museu dispõem de uma oficina totalmente equipada (incluindo uma cabine de pintura) onde são recuperadas e restauradas as motas e os carros que fazem parte da colecção. Este serviço especializado também é prestado a outros clientes.

A exposição

A colecção é composta por viaturas que influenciaram ou marcaram na sua época o desenvolvimento deste tipo de transporte, podendo ser considerada uma mostra da História do Automóvel, tema que o seu fundador sempre teve como objectivo. 

O mesmo tema foi seguido na colecção de motos, composta por exemplares desde 1901 até aos nossos dias. Dela fazem parte modelos emblemáticos como a Brough Superior SS100, a Norton Manx e a Münch Mammut, só para citar alguns. 

Uma parte cada vez mais importante da colecção está a ser ocupada por motos de corrida, que são regularmente utilizadas em competição (como é o caso da Yamaha TZ350G Spondon que o piloto Fernando Pedrinho Martins levou ao 2.º lugar da Classe C3 do Troféu de Motos Clássicas/Fuchs Silkolene de 2013) ou em exibições desportivas.

Via 

Via


Brough Superior SS100. Via


Norton Manx. Via


Via 

A RTP efectuou esta reportagem em Janeiro de 2012, onde o proprietário confessa que gosta mais de restaurar as máquinas que de as conduzir e só lamenta que não existam condições para mostrar as preciosidades ao público:




Informações

Morada: Rua José de Carvalho, 180 – 4760-408 Vila Nova de Famalicão 
GPS: 41°24'25.76"N 8°31'36.47"W
Telefone: (+351) 252 323 351 
E-mail: museu.aaa@gmail.com
Página Web: http://www.museuantonioaugusto.com/

Fontes: Museu Automóvel António Augusto e Moto Clube do Porto

1 comentário:

  1. vende se duas mercedes antigas , impecável , carro de herança 936642039 Danilo

    ResponderEliminar