sábado, 2 de novembro de 2013

Continental Circus (1972)

“Jimmy Hendrix teve a sua guitarra, Jack Findlay teve a sua moto”.

Via

Continental Circus, documentário de culto da autoria do realizador francês Jérôme Laperrousaz, narra as peripécias do piloto privado australiano Jack Findlay (vice-campeão mundial em 1968 com uma Matchless 500cc e conhecido por ostentar um canguru branco no seu capacete azul celeste) ao longo da temporada de 1969 do Campeonato do Mundo de Velocidade, assistido pela sua companheira Nanou Lyonnard. Findlay conduz inicialmente a sua Matchless 500cc e depois uma Jawa 350cc de 4 cilindros em ‘V’ Tipo 673, substituindo o malogrado piloto Bill Ivy que morreu durante os treinos para o Grande Prémio da Alemanha de Leste (Sachsenring) em Julho de 1969. 

Este filme com 102 min. de duração foi estreado no prestigiado Festival de Cannes (França) no dia 23 de Maio de 1971 e venceu o prémio Jean Vigo em 1972 (premiando o autor pela qualidade da sua realização e pela independência do seu espírito). Nele encontra-se bem vincado o grande contraste entre a vida dos pilotos de fábrica e dos pilotos privados, não só dentro das pistas como também fora delas, tomando como referência aquele que na altura era a grande estrela do “circo”, o piloto italiano pluricampeão mundial Giacomo Agostini.

O documentário foi então lançado em 1972 e posteriormente foi editado um álbum com a sua banda sonora sob a forma de um disco de vinil (331/3 rotações), com música de Gong e Daevid Allen (Philips). Foi também editado um livro com textos de Jean-Francis Held e Patrick Chapuis (Solar), que inclui diversas páginas com fotografias onde aparecem Jack Findlay, Jérôme Laperrousaz, Nanou, Giacomo Agostini, Bill Ivy, Cristian Ravel, Santiago Herrero e muitas outras fotos das corridas em si. Estes artigos são nos dias de hoje verdadeiras preciosidades para qualquer colecionador da história do Campeonato do Mundo de Motociclismo de Velocidade. 

Disco de vinil (331/3 rotações) da banda sonora do filme, com música de Gong e Daevid Allen (Philips). Via

Livro com textos de Jean-Francis Held e Patrick Chapuis (Solar). Via 

Já durante os anos ’90 foi editada uma versão VHS do documentário.

Mas chega de palavras e passemos às imagens:


Sem comentários:

Enviar um comentário