terça-feira, 8 de outubro de 2013

GP La Bañeza 2013 #1/2

Não há dúvida que o mês de Agosto é uma das melhores alturas do ano para fazer uma pausa e tirar uns dias de férias. Assim, desde 2010 que junto o útil ao agradável e sigo estrada fora em direcção a La Bañeza para assistir às tradicionais corridas de velocidade que se disputam nas ruas desta localidade leonesa, com organização a cargo do Moto Clube Bañezano (apenas não consegui ir em 2011 devido a um pequeno problema de saúde).

É realmente um prazer ver que o GP de La Bañeza, o maior e o mais importante evento de road races de toda a Península Ibérica, mantém intactas não só as suas características desportivas como também populares, que remontam já ao longínquo ano de 1952, e que faz com que seja especialmente acarinhado pela grande afición espanhola. 

Viagem


Trajecto da viagem a La Bañeza. 

Fiz-me então à estrada logo no dia 15 em direcção a terras no norte, mas o primeiro destino foi a zona de Lousada para ver (bem) de perto e pela primeira vez o GP Senhora Aparecida. Um must! No Domingo seguinte, dia 18, foi então tempo de rumar a Espanha, fazendo a viagem de ida pelo mesmo percurso do ano passado (via Alcañices), apenas com a alteração da passagem pela estrada ZA-110 / LE-110 (desde Camarzana de Tera) em vez da mais deteriorada estrada ZA-111 (desde Rionegro del Puente). A viagem de regresso foi igualmente pelo mesmo percurso do ano passado (via Miranda do Douro), passando pelo famoso Toro de Osborne na estrada N-630 (Barcial del Barco) em direcção a Zamora.

À entrada da Cidade. 

Chegando a La Bañeza e à medida que me aproximo da zona onde está implementado o circuito urbano, é facilmente perceptível o aumento do número de pessoas e de motas nas ruas e nos cafés/bares, num colorido muito próprio deste tipo de eventos e sempre em ambiente descontraído e de festa que nuestros hermanos sabem fazer como ninguém. 

Ambiente

Depois de estacionar a VFR e do final do warm up das Clássicas 4T, percorro as ruas do circuito por entre tendas de merchandising oficial (e não só) em direcção às ruas junto à recta da meta onde está instalado o paddock improvisado com as equipas participantes. Entretanto visito a IX Feria del Motor La Bañeza (um espaço onde se pode negociar ou simplesmente admirar diversos tipos de veículos clássicos e actuais, assim como peças e acessórios), compro o DVD do filme documental “El Gran Premio de La Bañeza” alusivo a estas road races e vou apreciando algumas motas clássicas e customizadas que encontro pelo caminho.


Ambiente descontraído nas ruas de La Bañeza.

Modelos clássicos da Bultaco, Montesa, Sanglas, Benelli, Hercules, entre outros, podiam ser vistos na exposição da Asociación Bañezana de Amigos de las Motas Clásicas na IX Feria del Motor.

Documentário ‘El Gran Premio de La Bañeza’, uma mais-valia para a história do evento. Oscar Falagán era certamente um homem feliz em La Bañeza.

Venda de merchandising oficial e não só.

BMW R100RT de finais dos anos 70/início dos anos 80. A primeira “Reise Tourer” (Travel Tourer) com carenagem completa da marca bávara.

Ducati 500SL Pantah Desmo do princípio dos anos 80. A geração inicial das actuais V-Twin.

Espectacular Café Racer baseada numa Yamaha SR.

Clássicas 2T

Como habitualmente, a categoria das motas clássicas com motores a dois tempos é quase exclusivamente reservada aos modelos de estrada das marcas espanholas Bultaco, Montesa e Ossa (as eternas rivais). A excepção à regra pertencia à marca barcelonesa Derbi (cujo nome deriva da contracção da expressão “DERivado de BIcicleta”, tem no seu palmarés 18 títulos mundiais com as suas “Balas Vermelhas” – oito de construtores e dez de pilotos – e integra actualmente o poderoso grupo italiano Piaggio), com as pequenas e esguias RAN 50cc (Réplica Ángel Nieto). 

É certo que a azáfama das equipas começa muito antes das corridas, mas é com o aproximar das mesmas que a movimentação se torna mais intensa. E não há melhor local para apreciar toda esta agitação de máquinas, mecânicos e pilotos que a zona do paddock (junto à recta da meta), que em La Bañeza significa, felizmente, poder percorrer livremente estas ruas para observar, fotografar ou simplesmente “estar lá” e absorver todo este genuíno ambiente de corridas à moda antiga.

OSSA #41 (Moto Ruta Xativa) de Moises Gimenez Roig.

BULTACO #88 (MC Alicante) de Francisco Santa Cruz Garres.

OSSA #27 e #25 (Primera Linea Racing) de Adrián Hermida Feal e de José Luis Garcia Hermida, respectivamente.

MONTESA Impala #14 (Moto Ruta Xativa) de Juan Antonio Martinez Ortola.

BULTACO #48 e OSSA #59 (100 Octanos Classic) de Ignacio Dolf Pla e de Miguel Cortijo Sanchez, respectivamente.

MONTESA #93 (Motodes) de José Rafael Royo Giménez.

DERBI RAN 50cc #1 e #2 (Moto Club Bañezano) de Manuel Antonio Suarez Fernandez e de Jose Maria Suarez Fernandez, respectivamente.

Na corrida e com o melhor tempo efectuado nos treinos cronometrados de Sábado à tarde, o piloto Sergio Fuertes Fernandez (MONTESA #16), vencedor em 2012, saia rápido do primeiro lugar da grelha de partida, mas acabou por não aproveitar esta vantagem e abandonou à oitava volta. E o caricato é que os restantes pilotos da primeira linha da grelha também não tiveram melhor sorte, com excepção de Moises Gimenez Roig (OSSA #41) que manteve a quarta posição no final. 

Feitas as contas, a corrida das rápidas Clássicas 2T foi ganha pelo piloto Miguel Cortijo Sanchez (OSSA #59), segundo em 2012, que saiu como um tiro da segunda linha da grelha (quinta posição) para ser o primeiro a cruzar a meta no final das dez voltas ao circuito urbano. Nas posições seguintes ficaram os pilotos José Rafael Royo Giménez (MONTESA #93) e Abel Matilla Gómez (BULTACO #24) do moto clube local.

A primeira linha da grelha de partida, com Sergio Fuertes Fernandez na pole position (vencedor em 2012) com a sua MONTESA #16 (MC Carlet), seguido de Jorge Cabanes Catala em BULTACO #22 (Piston), de Adrián Hermida Feal em OSSA #27 (Primera Linea Racing) e de Moises Gimenez Roig em OSSA #41 (Moto Ruta Xativa).

Início da prova.

Miguel Cortijo Sanchez (OSSA #59) ganha a corrida das Clássicas 2T.

Consagração dos vencedores junto à linha de meta.

Pódio: 1.º lugar Miguel Cortijo Sanchez, OSSA #59 (100 Octanos); 2.º lugar José Rafael Royo Giménez, MONTESA #93 (Motodes); 3.º lugar Abel Matilla Gómez, BULTACO #24 (Moto Club Bañezano).

Continua...

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