sábado, 12 de outubro de 2013

GP La Bañeza 2013 #2/2

Clássicas 4T

Na categoria das poderosas máquinas com motores a 4 tempos são as Ducati que claramente dominam o pelotão. A este grande número de motas da casa de Borgo Panigale presentes em La Bañeza não será certamente alheio o papel de relevo que a empresa catalã MotoTrans teve no final da década de 50 do século passado, fabricando regularmente alguns dos modelos da Ducati (com algumas variações) sob licença da marca italiana. Para além dos monocilíndricos a 4T de 125cc até 350cc, foram também montados modelos de 50cc a 2T (denominados “48”), abrangendo sucessivas fases e durante vários anos.

Mas nem só de motas Ducati vive o plantel das Clássicas 4T. Também por lá andavam outros modelos bem espectaculares e exclusivos, tais como Norton ManX, Benelli, Eso-Jawa, Matchless, ABSAF, entre outras. Um verdadeiro regalo para a vista... e para os ouvidos!

Uma garagem de um particular convertida numa box para motas de corrida. 

NORTON MANX #35 de Antonio Martinez Gallego. 

Um toque de humor no paddock: “SE VENDE – Mi mujer ha dicho basta!!!”. LOL 

BENELLI #2 (Moto Club Vallisoletano) de Alejandro Fernandez Mancebo. 


DUCATI #64 de Ricardo Escobar Oliveros. 


ESO-JAWA #53 (Classic Co Endurance Team) de Mauro Abbadini. 


MATCHLESS #17 (MC Villaviciosa) de Maxi Llamedo Blanco.


ABSAF (Appingedam BSA Factory) #77. 

A corrida das Clássicas 4T também foi madrasta para dois dos pilotos da 1.ª linha da grelha de partida, com a desistência dos azarados Hugo Carlos Lacunza Lacunza (DUCATI #67) que, tal como em 2012, detinha a pole position mas desta vez não conseguiu colocar a mota em funcionamento para a partida, e Mauro Abbadini com a sua competitiva ESO-JAWA #53, que aproveitou da melhor maneira a ausência de Hugo Lacunza para se adiantar a Ricardo Escobar Oliveros (DUCATI #64) na cabeça da corrida, acabando por perder esta posição, como em 2012, mas agora abandonando após a 6.ª passagem pela meta.

Quem colheu os frutos dos infortúnios alheios foi precisamente o piloto Ricardo Escobar Oliveros (DUCATI #64), que pelo terceiro ano consecutivo conquistou o lugar mais alto do pódio. Um verdadeiro campeão em La Bañeza! Nos seguintes lugares ficaram os pilotos Fernando Casanova Picos (DUCATI #44) e Javier López Cuervo (SEELEY #40).

A primeira linha da grelha de partida (já sem Hugo Carlos Lacunza Lacunza - DUCATI #67) com Ricardo Escobar Oliveros na DUCATI #64, seguido de Mauro Abbadini na ESO-JAWA #53 (Classic Co Endurance Team) e de PEDRO MUJICA PORTILLA na DUCATI #21 (AEMA). 

3, 2, 1... partida. 


Bandeirada de xadrez para Maxi Llamedo Blanco (MATCHLESS #17) – 5.ª posição. 


Consagração dos vencedores junto à linha de meta. 


Pódio: 1.º lugar Ricardo Escobar Oliveros, DUCATI #64; 2.º lugar Fernando Casanova Picos, DUCATI #44; 3.º lugar Javier López Cuervo, SEELEY #40 (MC Villaviciosa). 

125 GP/Moto 3

Perto das 14:00 e em jeito de preparação para a próxima corrida, através do sistema de som instalado o speaker de serviço alertava o público para redobrar a atenção e não ficar demasiado junto dos limites do traçado, uma vez que estas motas andam “mucho más rápido”. Vêm aí as rapidíssimas 125 GP/Moto 3, a classe rainha em La Bañeza!

Não deixa de ser curioso observar as alterações que recentemente têm ocorrido nesta classe, com a progressiva substituição das iniciais motas 125cc de Grande Prémio a dois tempos, pelas mais ecológicas Moto 3 de 250cc a quatro tempos. Inevitáveis sinais do tempo! 

Relativamente à corrida, o piloto de Cartagena Manuel Hernández Garcia (HONDA #43) aproveitou da melhor maneira a sua posição de líder do pelotão (pole position) que obteve nos treinos cronometrados de Sábado à tarde, para dominar a prova do princípio até ao fim e garantir a vitória com uma vantagem de seis segundos sobre o segundo classificado e o vencedor de 2012 Alejando Martínez Mas (HONDA #32). No lugar mais baixo do pódio ficou novamente o piloto de Alicante Daniel Sáez Tomas (APRILIA #41).

Arranque da corrida. 

Bandeirada de xadrez para o vencedor Manuel Hernández Garcia (HONDA #43). 


Daniel Sáez Tomas (APRILIA #41) é quase que levando em ombros pela sua equipa até à linha de meta para a consagração do seu terceiro lugar, sob o olhar surpreso de Manuel Hernández Garcia (HONDA #43), enquanto... 


... Alejandro Martínez Mas (HONDA #32) aguardava na linha de meta para a consagração final. 


Pódio: 1.º lugar Manuel Hernández Garcia, HONDA #43 (Motor Cartagena); 2.º lugar Alejandro Martínez Mas, HONDA #32 (AX Motor); 3.º lugar Daniel Sáez Tomas, APRILIA #41 (Team Quinto Almoradi). 

Final

Terminava desta forma festiva a 54.ª edição do Gran Premio de Velocidad Ciudad de La Bañeza, num fim-de-semana que se apresentou quente, com temperaturas altas e emoções fortes. A elevada afluência de público nas ruas da cidade garantiu mais um êxito para a experiente organização a cargo do Moto Club Bañezano, com as estimativas a apontarem para um número semelhante ao do ano passado, onde cerca de 50.000 espectadores marcaram presença neste espectacular circuito urbano. 

A nota final vai para a próxima edição do GP La bañeza, a 55.ª, que em 2014 será realizada uma semana mais cedo do que é habitual, ou seja, na segunda semana do mês de Agosto, nos dias 9 e 10.

A não perder! 

Sem comentários:

Enviar um comentário