terça-feira, 6 de setembro de 2011

GP Indianápolis 125cc – Miguel Oliveira em oitavo

Miguel Oliveira regressou aos bons resultados no Campeonato do Mundo de Velocidade. O jovem piloto português conquistou o 8.º lugar em Indianápolis, voltando assim a terminar uma corrida de 125cc no “top 10”, aliando consistência à sua reconhecida rapidez.



Indianápolis é um local mítico, graças às célebres 500 milhas automóveis, e o circuito das motos utiliza mesmo uma das rectas da famosa pista oval. Foi neste cenário que Miguel Oliveira voltou a registar uma boa actuação e a marcar pontos para o Campeonato.

Miguel Oliveira partiu do 11.º lugar na grelha, correspondente ao resultado obtido no treino de qualificação, embora na última sessão livre até tenha conseguido ser mais rápido na pista americana. Infelizmente, o início de corrida não foi conforme os desejos de Oliveira – concluída a primeira passagem à pista aparecia apenas no 16.º lugar. Todavia, aplicou-se na recuperação, e após meia-dúzia de voltas já era 9.º classificado. Depois, na oitava atrasou-se o adversário que seguia à sua frente, ascendendo Miguel à 8.ª posição.

Entre a terceira e a décima voltas Miguel Oliveira aplicou um ritmo semelhante ao dos homens da frente, excepção feita ao comandante e futuro vencedor, o espanhol Nicolas Terol. Porém, o tempo perdido inicialmente deixou-o afastado dos pilotos que rodavam adiante. A partir da oitava volta, o jovem Luso fez a sua corrida em companhia do alemão Jonas Folger. Este só conseguiu superá-lo durante duas voltas, a meio da prova, passando o resto do tempo na esteira do português. Oliveira geriu bem essa pressão e alcançou mesmo o 8.º posto, batendo o adversário directo por 247 milésimos de segundo. A diferença para o vencedor cifrou-se em 23,9s.



Com este resultado, Miguel Oliveira subiu um lugar no Campeonato, para 13.º, e mantém boas possibilidades de concluir esta campanha no “top 10”, pois está apenas a 11 pontos do décimo classificado. Restam por disputar seis jornadas, a seguinte no dia 4 de Setembro: o G.P. de São Marino, no circuito de Misano.

Campeonato: 1.º Nicolas Terol (Aprilia) 191 pontos; 2.º Johann Zarco (Derbi) 165; 3.º Maverick Viñales (Aprilia) 152; 4.º Sandro Cortese (Aprilia) 147; 5.º Jonas Folger (Aprilia) 117; 6.º Hector Faubel (Aprilia) 112; ... 13.º Miguel Oliveira (Aprilia) 38; etc.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário