segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Claudio Castiglioni RIP

Claudio Castiglioni, dono e presidente da MV Agusta Motor S.p.A., faleceu no passado dia 17 de Agosto, na sua cidade natal, Varese, após uma corajosa batalha contra grave doença.



Castiglioni, de 64 anos, era uma das figuras mais reconhecidas do motociclismo, detendo um peso importante na história do motociclismo italiano e mundial, tanto ao nível da produção de motos como, também, ao nível do mundo da competição.

Nos últimos anos Castiglioni tinha readquirido a MV Agusta e conseguido efectuar uma completa remodelação dos seus modelos de estrada, assim como tinha já nos seus planos a apresentação de dois novos modelos baseados na supersport F3. Aliás, a F3 foi a última moto que ajudou a criar e a “Série Oro” – as primeiras 200 unidades deste modelo que vão sair da fábrica em Varese – será uma homenagem ao próprio Claudio Castiglioni.

Para além da MV Agusta, Claudio Castiglioni esteve profundamente ligado à participação da Cagiva no Mundial de Velocidade com pilotos como Randy Mamola ou Eddie Lawson, até à última V594 de John Kocinski, tendo também um papel importante na apresentação da Ducati 916 criada em conjunto com Massimo Tamburini e, com o qual, também ajudou a criar o modelo que definiu o estilo das motos desportivas nos últimos vinte anos: a F4.



A indústria motociclística europeia perdeu aquela que foi, indiscutivelmente, a pessoa mais importante dos últimos trinta anos, tanto pelas tendências que impôs, como pelas empresas que recuperou, pelos pilotos que apoiou e pelos desenhadores que patrocinou. A sucessão está assegurada pelo seu filho Giovanni.

R.I.P.

Fonte: Revista Motociclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário