A Triumph nunca teve uma ligação à competição tão marcante como a sua rival e conterrânea Norton.
Edward Turner, timoneiro da marca, não acreditava muito na competição e o aparecimento de uma Triumph no Mundial de Velocidade de 1949 (curiosamente a primeira edição) na classe de 500cc aconteceu praticamente à revelia dos responsáveis da marca.
Foi inclusive durante uma das suas viagens aos Estados Unidos da América que o Engº Freddie Clarke construiu a mota, com base num chassis de uma Tiger 100 e num motor utilizado em geradores fabricados para a aviação Britânica.
Não foram construídas mais de 100 unidades deste modelo, que corriam nos diferentes campeonatos “nacionais” (especialmente no inglês), e não devem restar mais de dez em bom estado em todo o mundo.
Características técnicas:
- Motor: 2 cilindros paralelos, 4 tempos, arrefecimento por ar
- Cilindrada: 498 cm3
- Diâmetro x Curso: 63 x 80 mm
- Potência: 42 hp às 7200 rpm
- Peso: 142 kg
-Velocidade: 190 km/h
- Outras: Caixa de 4 velocidades, transmissão secundária por corrente, quadro mono trave tubular, suspensão dianteira com forquilha telescópica, suspensão traseira tipo ‘sprung hub’ desenvolvida por Turner, travão dianteiro e traseiro de tambor.
Este belo exemplar foi vendido do Japão para França.
Fonte: Pela estrada fora
Sem comentários:
Enviar um comentário