quinta-feira, 1 de abril de 2010

John Surtees - Um grande campeão!



O britânico John Norman Surtees (nascido a 11 de Fevereiro de 1934, em Tatsfield - Surrey) foi um piloto verdadeiramente impar no desporto motorizado, sendo o único campeão do mundo em duas e em quatro rodas.



Aqui fica um resumo da sua brilhante carreira desportiva:

A carreira nas Motas



Filho de Jack Surtees (piloto de corridas em sidecar com algum sucesso e proprietário de uma loja de motas em Forest Hill no sul de Londres), John Surtees participou na sua primeira corrida a solo aos 15 anos, numa competição em pista de relva em Eaton Bray, perto de Luton, numa TT réplica 500ccc B14 Excelsior-JAP.

Em 1950, quando tinha 16 anos, entrou para a Vincent-HRD como um aprendiz, efectuando em paralelo as suas primeiras corridas a solo em Brands Hatch numa Triumph Tiger 70 n.º 23 de 250cc.



Fez a sua primeira manchete em 1951 (“the man who made Duke hurry”), quando na sua primeira época completa de corridas imprimiu uma forte concorrência à então estrela da Norton, Geoff Duke, numa prova da ACU (Auto-Cycle Union) no circuito de Thruxton, terminando em 2.º lugar.



Em 1955, o responsável pela competição da Norton, Joe Craig, possibilitou a Surtees a sua primeira experiência de competição com uma Norton 350cc patrocinada pela fábrica, tendo terminado o ano na 6.ª posição, conseguindo bater o campeão mundial em título, Geoff Duke, em Silverstone e em Brands Hatch.

Com a Norton em apuros financeiros e com grandes incertezas sobre os seus planos para a competição, John Surtees aceitou uma oferta para correr com a MV Agusta, vencendo o campeonato mundial de 500cc em 1956 (o seu primeiro).

Na temporada 1957, as MV Agusta não se encontravam ao nível das Gilera e Surtees foi apenas o 3.º classificado do campeonato.

Quando a Gilera e a Moto Guzzi deixaram as corridas de Grande Prémio no final de 1957, Surtees e a MV Agusta passaram a dominar a concorrência nas duas grandes classes, 500cc e 350cc.

Em 1958, 1959 e 1960, venceu 32 corridas em 39 e tornou-se o primeiro homem a vencer o Senior TT na Isle of Man durante três anos consecutivos.



Com um total de sete títulos mundiais conquistados em 9 anos de corridas de motociclismo, venceu o campeonato das 350cc de 1958 a 1960 e o campeonato das 500cc em 1956 e 1958 a 1960.





A carreira nos carros

Em 1960 (com 26 anos) é oferecida a John a possibilidade de competir nas quatro rodas, integrando a Fórmula Júnior, F2 e F1, tendo efectuando a sua corrida de estreia na Fórmula 1 pela equipa Lotus no Grande Prémio do Mónaco, em Monte Carlo, e passando a dividir o seu tempo durante o resto da temporada entre as corridas de motas e de carros.

O seu desempenho causou de imediato um grande impacto, com o 2.º lugar obtido logo na sua 2.ª corrida no Grande Prémio de Inglaterra de 1960 e com a conquista da pole position na sua 3.ª corrida no Grande Prémio de Portugal desse mesmo ano.



Tendo passado a época de 1961 com a Cooper racing team e a época de 1962 com a Reg Parnell Racing, Surtees mudou-se para a Scuderia Ferrari em 1963, onde conquistou o campeonato do mundo para a equipa Italiana em 1964.



No ano de 1965 e em paralelo com a equipa da Scuderia, John conseguiu permissão da Ferrari para criar a Team Surtees e organizar o seu próprio programa de participação em corridas de Sport, cuja nova equipa tem por base numa ligação entre Surtees e Eric Broadley da Lola Racing, da qual resulta um carro com bastante sucesso, o Lola T70-Chevrolet.

Na corrida de 1000km em Nürburgring, Surtees e Scarfiotti vencem o Ferrari 330 P2 prototype.



No dia 25 de Setembro de 1965, a época de Surtees chega ao fim de uma forma abrupta. Durante os treinos do GP do Canadá para carros de Sport (campeonato Can-Am), no circuito de Mosport, a suspensão do seu Lola T70 parte quando seguia a uma velocidade de 125mph, resultando num horrível acidente que quase colocou um ponto final na sua vida.

John saiu da Ferrari durante a temporada de 1966, após vencer o GP da Bélgica, deixando o caminho livre para a conquista do campeonato do mundo por parte de Jack Brabham, mudando-se para a equipa Cooper-Maserati onde venceu no México e atingiu o 2.º lugar no campeonato do mundo. Na Canadian-American (Can-Am) Challenge Cup e após conseguir 5 vitórias com o seu Lola T70, conquistou o respectivo título de campeão.

Em 1967 opta pela a equipa de F1 da Honda para competir e desenvolver o modelo RA273 V12 a partir da sede da sua própria equipa (a Team Surtees), prosseguindo com o desenvolvimento dos modelos RA300 V12 e RA301 V12.



A dupla Surtees/Broadley desenvolveu um coupé com base no Lola T70 para Le Mans e um Lola T100 F2. Os tempos efectuados com este coupé Le Mans assustou a equipa da Ferrari, mas o motor Aston Martin não aguentou toda a distância da corrida.

Ainda em 1967, Surtess participou nas Rex Mays 300 em Riverside, perto de Los Angeles, a prova de estrada final da temporada da United States Auto Club, cujo evento reuniu os melhores pilotos Americanos da altura “contra” os pilotos veteranos da F1, incluindo Jim Clark e Dan Gurney.

Muda-se para a BRM após a retirada da Honda da F1 no final da época de 1968, no seguimento do fracasso do modelo RA302 V8 que causou a morte ao piloto Jo Schlesser no GP de França.

Em 1970 formou a sua própria equipa de competição, a Surtees Racing Organisation, concebendo o seu primeiro monolugar de F1 nas novas instalações em Edenbridge - Kent, o Surtees TS7-Cosworth, continuando a competir nas nove temporadas seguintes na Fórmula 5000, Fórmula 2 e Fórmula 1 como construtor.



O trabalho executado com grande empenho nos testes e desenvolvimento, nas corridas e na gestão da sua equipa, levou Surtess a retirar-se da competição em 1972, no mesmo ano em que a sua equipa teve o seu maior êxito quando Mike Hailwood venceu o Campeonato Europeu de Fórmula 2.

John Surtees decide abandonar a F1 no final de 1978, com o piloto Gordon Smiley a efectuar a última corrida de um carro da equipa Surtees no GP de Inglaterra, com a versão “+” do modelo TS20 (montando as célebres “saias” laterais para produzir o efeito de solo que estavam a ser desenvolvidas no projecto do modelo TS21, nunca materializado).











Durante a sua magnífica carreira desportiva (1951-1972), John Surtees venceu 290 das 621 corridas um que participou, terminou 103 vezes no podium, bateu 48 vezes o record da volta mais rápida e efectuou 100 voltas mais rápidas.

Em 1996 foi introduzido no International Motorsports Hall of Fame:



Em 2003 foi homenageado pela FIM como “Grand Prix Legend”.



Membro da Ordem do Império Britânico (MBE) e actualmente com 76 anos, John Surtees canaliza a sua energia e saber no desenvolvimento do seu negócio, a JOHN SURTEES LTD, com actividades relacionadas com o desporto motorizado e de consultoria, incluindo aparições pessoais e de demonstração sobre condução e em passeios.

Lança-se também no restauro de carros e de motas clássicas, pelo qual é conhecido em todo o mundo.



Como vice-presidente do British Racing Drivers' Club (BRDC), John trabalha afincadamente nos bastidores para assegurar que a Inglaterra mantenha uma posição de destaque no panorama internacional do desporto motorizado.



Dedica também uma parte considerável do seu tempo a iniciativas destinadas a encorajar e desenvolver os novos talentos Britânicos, cujas actividades envolvem a equipa A1 Team GBR do A1GP – The World Cup of Motorsport:



e o circuito internacional de karting outdoor de Buckmore Park, em Kent, onde é pioneiro o centro tecnológico e de treino concebido para levar o desporto motorizado até à comunidade:



O actual piloto Britânico de F1 Lewis Hamilton foi um dos seus frequentadores.



Sem dúvida, um dos grandes campeões da história!



Para saber mais: John Surtees.com

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