O Moto Clube de Sintra
comemorou o 30.º aniversário do seu Passeio de Motas Antigas nos dias 6 e 7 de
Setembro, numa edição onde nem o São Pedro local ajudou à festa, com a chuva e
o mau tempo a fazer-se sentir durante o fim-de-semana, especialmente na manhã
de sábado, o que fez com que apenas um reduzido número de motociclistas se
tenha deslocado ao Largo D. Fernando II (São Pedro de Sintra), o habitual ponto
de encontro destes aficionados.
Aspecto algo desolador do recinto
onde decorreu o 30.º Passeio de Motas Antigas do MC Sintra.
(Muito) poucos exemplares
de motas de época presentes.
Ainda assim, este tradicional evento (um dos mais importantes encontros
nacionais do género) conseguiu reunir um lote de motas de época de qualidade,
repartidas entre antigas, clássicas, desportivas, scooters e ciclomotores, todas com mais de 25 anos de idade.
Triumph Speed Twin (500cc)
de 1948.
BMW R90/6 (900cc) dos anos
70.
Horex Imperator (400cc) de 1956.
Duas Triumph T120V
Bonneville (650cc) dos anos 70.
Ciclomotores.
Scooters.
Famel REX (50cc) dos anos
50 para venda.
José Miguel Mira,
autor do livro A Evolução da Moto (ilustrado
com magnificas aguarelas
do pintor Gilberto Gaspar), apresentou esta sua
recente obra aos participantes que aproveitaram a sua presença para uma sessão
de autógrafos.
O livro ‘A Evolução da
Moto’ de José Miguel Mira foi apresentado aos participantes.
A pequena feira de
peças também marcou presença no local, bem como alguns exemplares de duas rodas
para restauro.
A feira de peças e alguns
exemplares de duas rodas para restauro.
Depois de
servido o almoço, a organização procedeu à entrega de troféus relativos às
máquinas que mais se destacaram durante o evento, intercalados com alguns
(emotivos) discursos alusivos aos 30 anos do Passeio
de Motas Antigas e ao historial do Moto Clube de Sintra.
Para além
do ambiente descontraído e de grande convívio entre os motociclistas (que naturalmente
se saúda), continuo a achar que existe alguma falta de atenção da organização
relativamente a certos pormenores, como por exemplo a incorrecta identificação de
modelos na lista
de premiados publicada no site do
clube, bem como a ausência de indicação do seu ano de fabrico. A melhorar.
Um dos
momentos mais curiosos ocorreu quando Martyn Knight, um britânico residente no
Algarve e grande entusiasta de clássicas que habitualmente participa neste
encontro, elucidou os presentes com uma breve explicação sobre o funcionamento
da sua idosa máquina, uma AJS B5 2¾hp (350cc) com
válvulas laterais de 1924 (considerada a melhor moto do passeio
de 2010), que entre outras particularidades
como a alavanca do avanço/atraso da ignição, apenas possui bomba de óleo mecânica,
o que obriga o condutor a bombeá-lo manualmente a cada milha percorrida para garantir
a lubrificação do motor! Outros tempos...
1. BSA A10 Golden Flash
(1951) de Carlos Gameiro – Melhor sidecar
2. Innocenti Lambretta LI 150
(1951) de Jaime Ferreira – Melhor
scooter
3. EFS 220M “Modelo de
Luxo” (1966) de José Pereira – Melhor ciclomotor
4. Norton 88 de Orlando
Mota – Melhor moto desportiva
5. Yamaha IF9 de Hélio
Romão – 3.ª melhor moto dos anos 70
6. Honda CB360 de Victor
Santos – 2.ª melhor moto dos anos 70
7. Hercules Wankel 2000 de
Bill Skedge – Melhor moto dos anos 70
8. Aermacchi
Harley-Davidson Ala Verde (1966) de Carmona Rodrigues – 3.ª melhor moto dos anos 60
9. TWN Cornet (1954) de António
Esteves – 3.ª melhor moto dos anos 50
10. BMW R69S (1967) de José
Coração – Melhor moto dos anos 60
11. Tornax Z250 (1954) de
César Patrício – 2.ª melhor moto dos
anos 50
12. Norton ES2 (1950) de
José Plácido – Melhor moto dos anos 50
13. Ariel RH (1946) de António
Gama – 2.ª melhor moto dos anos 40
14. BSA B31 (1947) de Nelson
Nunes – Melhor moto dos anos 40
15. BSA Sloper (1930) de António
Pato – Melhor moto dos anos 30
16. AJS B5 (1924) de Martyn
Knight – Melhor moto dos anos 20
17. Moto Guzzi V7 Sport (1974)
de João Rei – Melhor moto não restaurada
18. Ariel VB de Hans
Pfister – Melhor moto do encontro
(Troféu Jorge Fragoso 1)
Para o
final ficaram os agradecimentos e um até para o ano, naquela que será a 31.ª
edição do Passeio de Motas Antigas do Moto
Clube de Sintra.
____________________
1 Troféu instituído em honra
de Jorge Manuel Fragoso, um dos três
sócios fundadores e um dos principais
dinamizadores nos primeiros anos do Moto Clube de Sintra.
Sem comentários:
Enviar um comentário