Uma das zonas mais curiosas do circuito, onde os pilotos se cruzam em sentidos opostos separados apenas por uma fila de pneus (em primeiro plano a SIS Sachs TC50#37 da equipa ‘Os Fraquinhos’ e a SIS Sachs Lotus #95 da equipa ‘Braga Racing’).
Os problemas começaram cedo para algumas equipas, como foi o caso da Casal Boss #54 da equipa ‘Ya Boss’.
Motorizadas e estilos de condução completamente diferentes, com a SIS Sachs Lotus #56 da equipa ‘CPV Racing 1’ a ultrapassar por dentro a Famel Z3 #34 da equipa´MR´ à entrada da curva.
Declive acentuado em direcção ao interior da vila.
A Kreidler Florett #52 de António Costa, a TZ Sachs #51 da equipa ‘Os Trafulhas’ e a Famel 75 #23 da equipa ´Moto Penaguião’ nas estreitas estradas de Fontes.
A corrida prosseguia a bom ritmo, com pilotos e máquinas a cumprirem volta após volta debaixo de um sol abrasador que castigava corpo e mente.
Para quem assistia ao desenrolar dos acontecimentos junto à meta, o
bar do Pavilhão Multiusos de Fontes revelava-se um autêntico oásis para as
gargantas mais secas.
A
animação na zona era garantida pelos (muitos) decibéis que as colunas de som
debitavam “a plenos pulmões”, num ritmo frenético e cansativo de música
vulgarmente apelidada de discoteca. Parecia uma autêntica rave!Destreza e atenção na passagem pela chicane (um momento sempre delicado).
A quase desistência da Derbi Antorcha “La Perrillo” #7 dos espanhóis do ‘Lagoness Racing Team’ perto do final. Valeu uma providencial ajuda na forma de uma lata de óleo...
Uma queda junto à meta já no final da corrida, felizmente sem consequências de maior para o piloto Carlos do Carmo na Famel XF-17 #96 do ‘Team a Taberna do Carlitos’.
No final da prova, o primeiro a cortar a meta como grande vencedor da 7.ª Xassos Urban Cup foi Emanuel Cabral com a Yamaha DT50LC #59 do ‘Moto Marão Team’ (categoria Pró-Xassos), completando 79 voltas ao circuito em 3h01:21.754, com uma média final de 57,49 km/h (a sua melhor volta foi realizada em 2:08.684, à média de 61,54 km/h).
Bandeirada de xadrez para Emanuel Cabral e a sua Yamaha DT50LC #59 do ‘Moto Marão Team’.
Pouco tempo depois, a organização afixava no local as tabelas da classificação geral e das respectivas categorias, situação que (infelizmente) não é muito comum neste tipo de eventos, mas que se torna numa mais-valia em termos de informação para quem acompanhou a corrida.
De acordo com os resultados finais, foram classificadas 39 equipas (22 na categoria Pró-Xassos e 17 na categoria Xassos), ficando os três primeiros ordenados da seguinte forma:
Classificação Geral
1.º : Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team) – 79 voltas, 3h01:21.754, média de 57,49 km/h
2.º : Mário
Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 76 voltas, 3h01:39.789, média
de 55,22 km/h
3.º : Antonio
Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 75 voltas, 3h01:36.297, média
de 54,51 km/h
Melhor volta: Mário
Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 2:02,104, média de 64,86km/hCategoria Pró-Xassos
1.º : Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team) – 79 voltas, 3h01:21.754, média de 57,49 km/h
2.º : Mário
Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 76 voltas, 3h01:39.789, média
de 55,22 km/h
3.º : Cláudio
Sabino, Casal Boss #55 (CPV Racing 2) – 75 voltas, 3h:01.36.790, média de 54,51
km/h
Melhor volta: Mário
Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 2:02,104, média de 64,86km/hCategoria Xassos
1.º : Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 75 voltas, 3h01:36.297, média de 54,51 km/h
2.º : Manuel
Domingues/Gil Sousa, Famel XF-17 #3 (Team Queima Velas 2) – 75 voltas,
3h02:45.514, média de 54,16 km/h
3.º : António
Teixeira, Famel XF-21 #48 (Team Souto Rei) – 74 voltas, 3h03:00.703, média de 53,37
km/h
Melhor volta: Antonio
Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 2:10.692, média de 60,60
km/hO culminar do evento deu-se com a entrega de prémios aos vencedores, numa cerimónia que se revelou muito longa, demasiado longa mesmo, graças a alguns atrasos da organização e aos muitos representantes locais presentes (administração pública, empresarial e patrocinadores) com os respectivos discursos “da praxe” proferidos por estes.
Prémio especial para a participação dos espanhóis da ‘Lagoness Racing Team’, com a Derbi Antorcha “La Perrillo” #7 em destaque, terminando em 27.º da geral (10.º da categoria Xassos).
O prémio para o xasso mais xasso do evento foi atribuído à SIS Sachs V5 #60 da equipa ‘Doce Deleite’, com a dupla Pedro Magalhães/R. Pereireira a concluírem a prova na 18.ª posição da geral (12.º da categoria Pró-Xassos).
Pódio da categoria Pró-Xassos: 1.º - Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team); 2.º - Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team); 3.º - Cláudio Sabino, Casal Boss #55 (CPV Racing 2).
Pódio da categoria Xassos: 1.º - Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers); 2.º - Manuel Domingues/Gil Sousa, Famel XF-17 #3 (Team Queima Velas 2); 3.º - António Teixeira, Famel XF-21 #48 (Team Souto Rei).
Parabéns à organização por mais uma edição de sucesso da Xassos Urban Cup – Fontes. Se dúvidas houvesse, este evento popular é um bom exemplo de que se podem fazer competições interessantes e divertidas com máquinas de apenas 50cc.
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