quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Motorcycle Cannonball 2010

“Gentleman, start your engines!”



No dia 10 de Setembro terá início o maior evento do planeta relacionado com motas antigas, a ‘Pre-1916 Motorcycle Cannonball Endurance Run’, que se prolongará até ao dia 26.



Esta maratona terá como ponto de partida o local onde os irmãos Wright efectuaram o seu histórico voo no dia 17 de Dezembro de 1903, na localidade de Kitty Hawk (Carolina do Norte), na Costa Este dos Estados Unidos da América banhada pelo Oceano Atlântico, terminando 16 dias depois na Costa Oeste (Santa Mónica, Califórnia) com o Oceano Pacífico com cenário, após um longo percurso de cerca de 5.300 km.



Troço 1 (dia 10): Kitty Hawk, NC – Greenville, NC (164 milhas)
Troço 2 (dia 11): Greenville, NC – Concord, NC (223 milhas)
Troço 3 (dia 12): Concord, NC – Maggie Valley, NC (208 milhas)
Troço 4 (dia 13): Maggie Valley, NC – Chattanooga, TN (193 milhas)
Troço 5 (dia 14): Chattanooga, TN – Huntsville, AL – Tuscumbia, AL (204 milhas)
Troço 6 (dia 15): Tuscumbia, AL – Tupelo, MS – Lula, MS (202 milhas)
Troço 7 (dia 16): Lula, MS – Stuttgart, AR – Hot Springs, AR (186 milhas)
Descanso (dia 17): Hot Springs, AR
Troço 8 (dia 18): Hot Springs, AR – Danville, AR – Fort Smith, AR (143 milhas)
Troço 9 (dia 19): Fort Smith, AR – Ada, OK – Lawton, OK (276 milhas)
Troço 10 (dia 20): Lawton, OK – Clovis, NM (293 milhas)
Troço 11 (dia 21): Clovis, NM – Albuquerque, NM (234 milhas)
Troço 12 (dia 22) Albuquerque, NM – Gallup, NM (193 milhas)
Troço 13 (dia 23) Gallup, NM – Flagstaff, AZ (196 milhas)
Troço 14 (dia 24): Flagstaff, AZ – Kingman, AZ – Laughlin, NV (221 milhas)
Troço 15 (dia 25): Laughlin, NV – Victorville, CA (221 milhas)
Troço 16 (dia 26): Victorville, CA – Santa Monica, CA (115 milhas)
Total: 3272 milhas

Pope, Sears, Flying Merkel, Excelsior, Henderson, Indian, Triumph e Harley-Davidson são marcas que certamente poderão ser admiradas durante este extraordinário evento, máquinas construídas até 1915 (com cerca de 100 anos de idade) e que normalmente só se encontram em museus e/ou em colecções particulares, mas que aqui serão colocadas à prova e vão ter que “dar o litro” nas estradas americanas.



As motas serão divididas em 3 classes de acordo com as suas especificações técnicas:

Classe 1 – Um cilindro, uma velocidade (podem manter 35 mph numa estrada plana em linha recta)

A primeira classe abrange as motas com motores monocilíndricos com transmissão por correia ou por corrente e com uma única velocidade. Esta prova era realmente dirigida a motociclistas com este tipo de motas. E eles têm muito que provar. Conseguirão estas extraordinárias máquinas aguentar o esforço? Veremos.



Classe 2 – Dois cilindros, uma velocidade (podem manter 40 mph numa estrada plana em linha recta)

A segunda classe será a das bicilíndricas com correia ou corrente de transmissão. Esta classe inclui principalmente motas com motores tipo V-Twin, mas qualquer mota com motor de quatro cilindros, desde que tenha apenas uma velocidade, também será admitida. Sem dúvida que estes participantes terão ao seu dispor mais potência nas suas máquinas, mas a configuração V-Twin ainda estava na sua infância em muitas marcas. Conseguirão os V-Twin provar que conseguem ser tão fiáveis como os monocilíndricos?



Classe 3 – Vários cilindros, várias velocidades (podem manter 50 mph numa estrada plana em linha recta)

A última classe é a que acolhe as motas que possuem caixa de velocidades (duas ou três relações de transmissão). Estas máquinas “mais sofisticadas” poderão ter motores com 1, com 2 ou com 4 cilindros. É seguro afirmar que esta classe fará a prova de um modo completamente diferente das restantes, e será certamente a mais competitiva.



Um verdadeiro desfile de preciosidades de outras eras e um grande desafio para máquinas e condutores, num autêntico regresso ao passado e a uma época (os primeiros anos do Século XX) que foi fértil em descobertas e invenções que originaram inúmeros avanços científicos e tecnológicos para toda a humanidade.



Os interessados em acompanhar este evento a par e passo (embora à distância), podem fazê-lo através do site ou do blog do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário