quarta-feira, 29 de setembro de 2010

The Welbike Lightweight Motorcycle



A Welbike foi desenvolvida na ‘The Frythe’, uma casa de campo situada na zona rural de Hertfordshire, nos arredores da vila de Welwyn (cerca de 48 km de Londres), onde durante a 2.ª Guerra Mundial funcionaram instalações secretas de pesquisa e desenvolvimento do governo Britânico, ocupadas pela SOE (Special Operations Executive) que a rebaptizou de ‘Station 9’.

Outros objectos concebidos pela SOE, alguns com utilização e efeitos limitados, também utilizaram o prefixo “Wel”, como por exemplo a Welrod (também conhecida como “pistola assassina”, foi uma arma extremamente silenciosa utilizada por várias Forças Especiais, que produzia um nível de ruído de apenas 73 dB quanto disparada), o Welsub (um submarino para apenas uma pessoa), o Welboat, o Welcar, etc.

O conceito e design original da Welbike foram da autoria de Harry Lester, cuja missão consistia em criar uma motocicleta pequena e dobrável que caberia dentro de um recipiente cilíndrico, não superior a 15 polegadas de diâmetro (cerca de 38 cm) e ser capaz de ser lançado por pára-quedas.













Acredita-se que seis protótipos foram construídos, apesar de não terem recebido a concordância da SOE para as suas intenções, de fornecer um transporte motorizado para um Agente lançado de pára-quedas em território ocupado.

Mas o projecto da Welbike não se foi abaixo como resultado desta aparente e aparentemente não registrada rejeição por parte da SOE; em vez disso, encontrou um novo aliado nos recém formados Pára-quedistas e Regimento de Tropas Aerotransportadas.





Foram utilizadas em numerosas ocasiões, com sucesso variado. Alega-se que um pára-quedista poderia retirar a Welbike do seu recipiente especial verde, marcado em letras brancas com as palavras “Motor Cycle” e o seu pára-quedas de cor identificável, ficando perfeitamente móvel em 11 segundos.















Existem fotografias que foram tiradas em tempo de guerra mostrando a Welbike noutras utilizações, incluindo serem transportadas por Comandos do local de desembarque na Normandia, no Dia-D.





A Welbike pesava 70 lbs (32 kg), tinha uma velocidade máxima de cerca de 30 mph (48 km/h) e tinha um depósito de combustível com capacidade para efectuar aproximadamente 90 milhas (145 km).

Resumo

- Production: During World War II
- Prototype: Built in Welwyn, Hertfordshire, England (Autumn 1942)
- Development: Special Operations Executive (SOE), under directorship of Lieutenant-Colonel J.R.W. Dolphin
- Original concept & detailed design: Harry Lester
- Number of prototypes: 6
- Use: Airborne troops, Commandos, various use according the type of operators.



Especificações

- Design: British
- Make: Excelsior
- Model: Welbike-folding, 98 cc, two stroke
- Engine: Villiers
- Model: Junior De-Luxe
- Carburettor: Villiers Júnior
- Ignition: Flywheel magneto
- Fuel system: Pressurised tanks, capacity 6½ pints (3,7 l), filter in tap and carburettor union ; Petroil: 1 part oil to 16 parts petrol (6,25 %)
- Performance: Maximum speed (approx.): 30 mph (48 km/h) ; Range (approx.): 90 miles (145 km)
- Weight: 70 lbs (31,75 kg)
- Special characteristics: Saddle and handlebars could be dismantled to enable the motorcycle to be fitted into a dropping container.

A vida em tempo de Guerra com a Welbike

Criada para utilização na Segunda Guerra Mundial, a Welbike foi concebida para ser largada de uma aeronave, em recipientes próprios, para os soldados poderem utilizá-la para atravessar mais rapidamente os campos de batalha (“parascooter”).


Tropas Polacas Aerotransportadas


Tropas Polacas Aerotransportadas


Tropas Polacas Aerotransportadas













Fonte: Ride the Machine

Sem comentários:

Enviar um comentário