segunda-feira, 13 de setembro de 2010

HuVo Plompen Casal 50cc

A motorizada mais rápida do mundo com 50cc!

Há cerca de 30 anos atrás, no dia 3 de Agosto de 1981, o piloto Jan Huberts bateu o recorde do mundo de velocidade com uma motorizada com motor Casal de 50cc, conseguindo atingir a incrível velocidade máxima de 224,580 km/h (na distância de 1 km com partida lançada).



A boa relação existente desde a década de '70 entre a fábrica Portuguesa de motorizadas Casal (1) e a firma Holandesa HuVo (propriedade de Jan Huberts e Jaapa Voskanps), permitiu o fornecimento à Casal de diversas montagens com soluções competitivas de 50cc, utilizando materiais e design do mais avançado para a época, onde a Metalurgia Casal montou os seus motores de 50cc e caixas de 5 velocidades (a preparação inicial destes motores também foi realizada pela HuVo), e posteriormente os motores de 80cc e caixas de 6 velocidades.



A parceria HuVo-Casal possibilitou a competitividade necessária para a participação em diversas provas do Campeonato Nacional de Motocross, do Campeonato Nacional de Velocidade e inclusive do Campeonato do Mundo de Velocidade, com motores de 50cc e mais tarde de 80cc.

Talvez inspirado pela performance do piloto Jan Nijhuys, que no dia 12 de Outubro de 1980 bateu o recorde do mundo de velocidade na distância de 1/4 de milha com partida parada, na sua Casal-Sparta-Plompen 50cc, conseguindo uma velocidade máxima de 94,290 km/h, Jan Huberts decidiu tentar bater o recorde mundial de velocidade da Classe 50cc.


Casal-Sparta-Plompen 50cc

Fruto do bom relacionamento entre a Holandesa HuVo e a Portuguesa Casal, foi encomendada a construção da moto ao conceituado especialista na fabricação de quadros para competição Piet Plompen, que conjuntamente com a sua equipa concebeu a “charuto” Plompen Casal 50cc.







Assim, nos dias 3 e 4 e Agosto de 1981, no novo troço da auto-estrada A6 perto de Lelystad (Holanda) que ainda não se encontrava aberto ao tráfego, Jan Huberts com a sua HuVo-Plompen-Casal 50cc bateu os recordes mundiais de velocidade para a distância de 1 km com partida lançada com 224,580km/h e para a distância de 1 milha com partida lançada com 222,026 km/h.



Segundo a FIM - Federação Internacional de Motociclismo, estes continuam a ser os recordes mundiais de velocidade para a Classe 50cc em vigor, actualizados em Fevereiro de 2004.



O modelo original da HuVo-Plompen-Casal 50cc encontrava-se exposto na colecção de 50cc do MotorMuseum de Lexmond, na Holanda, o qual infelizmente encerrou as suas portas no dia 15 de Outubro de 2007.









Atingir uma velocidade de praticamente 225 km/h numa moto com um motor de 50cc é um feito realmente impressionante!

__________________

(1) A empresa Veículos Casal, Lda., com instalações na zona industrial de Taboeira em Esgueira - Aveiro, foi estabelecida a 26 de Janeiro de 1960 pela família Casal com o objectivo de se tornar o principal retalhista nacional dos motores e motorizadas produzidas pela Metalurgia Casal, Lda. (fábrica de motores e motorizadas da marca Casal também pertencente à família).

Sem comentários:

Enviar um comentário