terça-feira, 13 de julho de 2010

Militaire/Militor (1914-1922)

Não é um carro nem é uma mota... é talvez uma união dos dois.



A Militaire ou Militor foi uma mota única, concebida como uma espécie de carro com duas rodas e, como o próprio nome sugere, construída para fins militares.



As origens

O primeiro construtor da Militaire foi a Militaire Autocycle Company, fundada em Cleveland, Ohio em 1911.



Tinha um chassis constituído por longarinas tal como um automóvel, uma direcção tipo hub-center steering com um volante em lugar da habitual forquilha com guiador, um motor monocilíndrico e duas pequenas rodas traseiras retrácteis de treino para maior estabilidade (não era suposto o condutor colocar os pés no chão).



O percurso

Após a falência da empresa original em 1913, a Militaire foi ressuscitada por Norman R. Sinclair e totalmente redesenhada, tornando-se num veículo maior e mais pesado, passando a utilizar um motor de 4 cilindros em linha e o seu fabrico foi transferido para Buffalo, New York.



A nova Militaire foi objecto de vários testes para uma futura utilização militar, mas não era mais adequada para esse efeito do que era para o transporte civil.


O chassis

Quando a empresa de Buffalo faliu, Sinclair começou de novo em New Jersey e rebaptizou o seu produto de Militor.



Depois desta empresa também ter falido, Sinclair deslocou a manufactura para a Knox Motor Company, uma construtora automóvel de Springfield, Massachusetts.

O final

A aventura na Knox Motor Company também acabou por falhar e Sinclair transferiu a fabricação para a Bullard Machine Tool Company em Bridgeport, Massachusetts, onde finalmente deixou de ser produzida em 1922.

Por esta altura a Militor tinha uma geometria de direcção mais convencional, tinha perdido as suas pequenas rodas de treino e era apenas disponibilizada numa configuração com sidecar, já que o modelo era demasiado pesado e incomodo para ser conduzido a solo.

Apesar da Militaire/Militor estar intimamente ligada à parte militar, a referência ao facto de ter sido abatida 5 vezes refere-se apenas às 5 cidades onde foi fabricada, acabando por claudicar em todas elas.



Paralelamente à sua enorme distância entre eixos, ao seu pesado quadro tipo automóvel e ao seu conjunto motor/caixa de 3 velocidades também tipo carro, a Militor tinha rodas de madeira com 12 raios do tipo peça de artilharia.

Acredita-se que menos de 200 unidades destas máquinas tenham sido construídas, e numa altura em que as motas de concepção mais convencional e de reputação tinham dificuldade em sobreviver face ao acessível modelo ‘T’ da Ford, é simplesmente espantoso que este gigante desajeitado tenha permanecido no mercado por mais de uma década.



São muito poucos os exemplares de Militaire/Militor que se conhecem actualmente.



Um exemplo da sua configuração final com sidecar encontra-se exposto no ‘Barber Vintage Motorsports Museum’, em Birmingham, Alabama.





Fonte: Ride the Machine e Moto History

Sem comentários:

Enviar um comentário