segunda-feira, 5 de julho de 2010

HRXX - Urban



Aproveitando ao máximo as potencialidades do AutoCAD como ferramenta de modelação, o artista Hélder Rodrigues (já aqui mencionado), desenvolve as suas criações de motas, tanto ao nível do design como ao nível da concepção.

O início

Começando timidamente a explorar este mundo virtual, rapidamente foi acumulando muitas horas em frente ao computador, experimentando e aprendendo sozinho a resolver os diversos problemas que iam surgindo, entrando assim definitivamente no universo do 3D.

O primeiro trabalho escolhido foi construir de raiz uma mota a partir de um modelo que tinha em casa, nada mais do que uma NSR 250R de competição.



Já por várias vezes referenciado na imprensa da especialidade, o desenhador de profissão Hélder Rodrigues continua a deslumbrar todos os amantes das duas rodas com as suas maravilhosas criações.





A HRXX - Urban

Extremamente arrojada, esta HRXX - Urban, é um conceito para uma moto urbana, pequena, ágil e com naturais preocupações ao nível da economia e da protecção do meio ambiente.



Propulsionada por um pequeno motor eléctrico, seria dotada de duas baterias bastante evoluídas que trabalhariam independentes uma da outra, onde uma abasteceria o motor enquanto a outra iria carregando e assim sucessivamente, permitindo aumentar a autonomia do veículo.

Para efectuar a travagem da Urban não estão previstos discos ou tambores, sendo esta assegurada através de um sistema onde o punho direito regula a intensidade da marcha quando rodado para trás e trava quando rodado para a frente, ao jeito dos pequenos carros eléctricos telecomandados.



Segundo o próprio Hélder Rodrigues:

“Esta mota foi muito engraçada de fazer até porque surgiu a partir de um esboço um pouco em tom de brincadeira em que a base do conceito assentava em volumes elípticos, a certa altura parecia um clip todo retorcido, depois o corpo central que ao modelar tinha uma cor castanha parecia um magnum chocolate, bem foi uma risota pegada mas no fim de contas até que ficou bem engraçada e quem sabe se não seria uma boa solução para acabar com trânsito caótico que temos nas nossas cidades, até já pensei em tudo, era só produzir bastantes e depois criar uma rede de pontos de aluguer em que as pessoas pegassem nela e se deslocassem para o destino entregando lá o veículo (...) é claro que todas teriam localizador GPS e haveria um tempo limite para a deslocação, mas isto sou só eu a divagar, mas que com o tempo bom seria engraçado seria.”

Uma proposta bastante interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário