quinta-feira, 1 de julho de 2010

Afinar suspensões

Aqui vai uma ajuda para um assunto que é um verdadeiro quebra-cabeças para a grande maioria dos motociclistas: a afinação de suspensões da sua mota.

Para uma utilização comum, todas as motas possuem afinações de origem para a suspensão dianteira e traseira, dentro dos valores médios considerados ideais pelos fabricantes após intensivos testes de desenvolvimento.

O caso torna-se mais sério quando estamos a falar de competição, onde a exigência é obviamente maior, dada a elevada solicitação a que estão sujeitas e das situações extremas do seu funcionamento.

Felizmente há sempre uma alma caridosa que está disposta a facilitar a vida do próximo, como é o caso do autor deste esquema que funciona com um verdadeiro manual de resolução de problemas (em Inglês):



Outro tipo de explicação pode ser encontrada no Manual para afinação de suspensões em motos de competição, cuja tradução e adaptação (incluindo fotos, desenhos e esquemas) foi realizada por Eduardo G. do AMD Speed Team a partir de um original de Sean Onipede, membro do clube de competição londrino Go Star Racing:













Boas corridas.

Fontes: Pacific Northwest Motorcycle Riders e Go Star Racing

Sem comentários:

Enviar um comentário