terça-feira, 20 de julho de 2010

Máquina conduz máquina

A conhecida marca de lubrificantes Castrol concebeu um robot para efectuar testes com os seus produtos nas condições de uso extremo e em praticamente qualquer tipo de mota.



O seu nome é ‘Flossie’ e foi construído para “conduzir” motos por longos períodos e aguentar ainda grandes variações de temperatura (-20° a +40°) e os ruídos que são provocados pelos motores (16.000 rpm) durante os testes, permitindo aos técnicos observar e monitorizar como os lubrificantes se comportam nas mais variadas situações, mantendo ‘Flossie’ como uma constante, efectuando passagens de caixa e “conduzindo” a mota sempre de uma forma perfeita.



Perante uma determinada mota, este robot tem ainda a capacidade de aprender sozinho como esta se comporta (feeling), ajustando a sua “condução” às mudanças subtis do funcionamento da mota, como alterações no acelerador e outros.



Porém, ‘Flossie’ ainda não é capaz de equilibrar-se nas motos, nem reconhecer obstáculos através da sua “visão”.

Ainda assim, penso que não estamos muito longe de um dia destes termos máquinas de 2 rodas em circuitos de testes, verdadeiramente conduzidas por outras máquinas de uma forma completamente autónoma, despejando no final um relatório exaustivo sobre uma enorme quantidade de parâmetros relacionados com o teste efectuado para análise dos técnicos!

Os pilotos de testes que se cuidem...

Neste pequeno vídeo podemos ver ‘Flossie’ em acção, terminando a apresentação com a seguinte frase: “(...) e o mais importante é que ‘Flossie’ é um condutor seguro”. Esperemos que não nos venhamos a arrepender destas palavras.



Tenho que admitir que o pânico invadiu o meu espírito quando dei de caras com estas imagens de uma VFR 800 Fi, como a minha, com este monte de peças articuladas em cima. Que arrepio.

THE RISE OF THE MACHINES!

Fonte: Ride the Machine

2 comentários: