Muito sol, muita gente e muitas motas. Esta pequena frase resume bem o
que se passou nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, no decorrer dos
salões Lisboa MotoShow e MotorClássico.
Grande afluência de público
na FIL. Via
Para além do reclamado regresso de um salão exclusivamente dedicado às
duas rodas na capital, a grande mais-valia do Lisboa MotorShow foi sem dúvida a
excelente iniciativa de algumas marcas em proporcionar aos visitantes a realização
de um test-drive de vários dos seus modelos.
Assim, a minha tarde de sábado (6 de Abril) foi naturalmente passada em
redor das motas, das mais recentes às mais antigas, num fim-de-semana de sol
magnífico onde até pareceu
que o S. Rafael meteu uma cunha ao S. Pedro para o Dia
Nacional do Motociclista (abençoada ajuda divina). Com uma grande afluência de público (cheguei à FIL às 15:30 e só entrei
nos pavilhões perto das 16:00), o único senão foi que, para aproveitar o tempo
nos vários test-drive, tudo se tenha passado um pouco a correr. Mas valeu a
pena!
Num interessante percurso delineado no exterior do Parque das Nações,
que incluía o traçado do IC2 junto ao Rio Tejo, tive oportunidade de
experimentar a Honda
NC700S e a Honda
VFR1200X Crosstourer, ambas equipadas com caixa DCT (Dual Clutch
Transmission), bem como a novíssima BMW
R1200GS “líquida” (confesso que já há algum tempo que tinha curiosidade em
experimentar a Gelände Straße). A tecnologia ao serviço das duas rodas!
Já no mais acanhado percurso dentro do espaço da FIL, delimitado entre
os pavilhões, ainda foi tempo de experimentar as eléctricas e silenciosas Volta e scooter Govecs (será este o futuro das duas rodas?).
Acho que já não tinha tantas experiências com motas diferentes talvez desde um célebre
test-drive na Lousã organizado pelo Action Team da revista Motociclismo... há
13 anos atrás!
Com a Honda VFR1200X
Crosstourer c/ DCT.
Com a nacked eléctrica
Volta.
Com a nova BMW R1200GS
“líquida”.
Depois de toda a agitação dos test-drive, finalmente tive oportunidade
de ver os vários expositores presentes no Lisboa MotoShow e no MotorClássico com
a calma necessária para apreciar os diferentes modelos expostos nos stands. Lá
estavam as motas
naturistas (nacked), as com tupperwares (carenadas), as que o têm arejado
(air-cooled), as que metem água (water-cooled) e, por
uma ou por outra razão, nomeadamente a do gosto pessoal, estas foram algumas
das que me chamaram mais a atenção:
Salão Lisboa MotoShow
BMW R45 Café
Racer de 1981 no recheado stand do colectivo Café Racer 351, onde se promovia o
evento Lisboa
Art&Moto.
AJS 16M Custom de
1948, idem.
Honda
CS_01 “Gravedigger”, uma criação dos nortenhos Osvaldo Coutinho e Alexandre
Santos da it roCkS!bikes
com base numa Honda CB750 de 1992, idem.
Moto Guzzi de competição, considerada
a melhor mota desportiva no 28º
Passeio de motas antigas do MC Sintra, idem.
Harley-Davidson Sportster Café
Racer, uma Sportster equipada com material concebido pelo americano Roland
Sands da RSD, no stand da marca
americana H-D.
Harley-Davidson
“Sweet 70’s”, uma edição especial da Forty-Eight, idem.
Harley-Davidson
“Quarter Mile”, uma edição limitada (25 unidades numeradas) da Iron 883,
idem.
Mash Seventy 125,
o espirito dos anos ’70 está em alta e, neste caso acompanhado de um toque café
racer, bem presente nesta pequena e acessível francesa (made in China) de 1/8
de litro.
Honda
SG-01 Dream It concebida por Sebastião Guerra baseada numa Honda FX650
Vigor de 1999, no stand da revista Motociclismo
(que promovia a 2.ª edição do evento MOTOCICLISMO
2ª Mão - Feira de Motos Usadas).
Uma mini-exposição de
clássicas no Lisboa MotoShow, composta por quatro Honda C110, scooters Heinkel
150 e 175, uma BMW, uma scooter ČZ, motorizadas Zündapp Santa Maria, uma EFS
520 e uma Sachs V5, tudo no stand do Moto
Clube de Mafra.
Royal
Enfield Continental GT, bonito protótipo café racer da ex-marca inglesa (agora
made in India) apresentado em 2012 na Auto Expo em Nova Deli, India, presente
no stand da Luzeiro.
Piaggio Vespa 946 baseada no protótipo Quarantasei
apresentado em 2011 no Salão de Milão - EICMA, representa o futuro da icónica
scooter italiana através da reinterpretação do passado.
Moto Guzzi V65 Lario “Tricana
Mondego” no stand da Moto
Magazine, mais uma espectacular criação dos conimbricenses da Tricana Motorcycles. Arte sobre
rodas!
Yamaha XS2 650
REV/351 Works no stand da revista REV - Motorcycle Culture,
um excelente trabalho resultante da parceria entre a REV e o colectivo CR351,
com base numa Yamaha XS 650 de 1974.
Kawasaki W800 SE, uma edição
especial da neo-clássica da marca de Akashi.
Honda CB1100, a
nova neo-clássica da marca da asa dourada herdeira do espírito da lendária Honda
CB750 Four (a “Mota do Milénio”).
Honda MSX 125, a sucessora
da pequena e ágil Monkey dos anos ’60 num estilo mais moderno e actual.
Continua...
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