quinta-feira, 15 de novembro de 2018

V Exhibición Carreras Motos Clásicas Ciudad Zamora

Realizou-se no primeiro fim-de-semana do passado mês de Setembro a 5.ª edição da Exhibición de Carreras de Motos Clásicas Ciudad de Zamora, uma iniciativa da AMZ - Asociacion Motociclista Zamorana que pretende homenagear os pilotos que correram nas ruas da cidade nos anos 50 e 60 do século passado, com especial destaque para o grande campeão Ángel Nieto, piloto nascido em Zamora e que desapareceu prematuramente em Agosto de 2017, na sequência de um trágico acidente de viação em Ibiza.

Cartaz. Via 

Esta festa da moto clássica de competição teve a sua primeira edição em 2013 (ou 2012+1 para respeitar a superstição de Nieto), onde foi possível voltar a ouvir o “rugido” das Bultaco, Montesa, Ossa e Ducati nas ruas de Zamora, mais de cinco décadas após as últimas corridas no antigo circuito urbano de las Tres Cruces (traçado com cerca de 1,9 km com início na Avenida Víctor Gallego, passando pela Avenida de las Tres Cruces, pela Avenida Alfonso Peña, pela Carretera de la Estación e regresso ao ponto de partida) que faziam parte do programa das Festas de Setembro em Honra da Santíssima Virgem de la Concha.

O piloto zamorano Javier Vicente no troço da Calle Alfonso Peña, com as três cruzes em fundo. Via 

A actual exibição tem lugar nas ruas do Polígono Industrial de la Hiniesta, localizado a norte de Zamora (saída 463 da A-11, a Autovía del Duero), num traçado com quase 1.500 metros de comprimento designado por Circuito Provisional Ángel Nieto. 

“Circuito Provisional Ángel Nieto" (Polígono Industrial de la Hiniesta, Zamora). 

Seguindo o programa definido pela AMZ para a manhã de Domingo, dia 2, as mangas de Warm Up tiveram início às 10h00 e prolongaram-se até cerca das 12h00. No final, a organização procedeu à estrega de troféus aos pilotos das motos clássicas e das pit bikes. 

 

Tal como acontece nas corridas de La Bañeza, o público tinha livre acesso à zona do paddock, onde havia música ambiente, food truck e um contacto directo com motos e pilotos. Uma excelente oportunidade para apreciar bem de perto as magníficas máquinas de competição das várias equipas presentes. Esta curiosa característica transporta-nos para uma época em que pilotos, mecânicos e público partilhavam o mesmo espaço, e onde tirar um foto e pedir um autógrafo estava ao alcance de qualquer aficionado.












De regresso ao circuito, as motos clássicas desfilavam a bom ritmo desde as 12h30, perante largas dezenas de espectadores interessados e entusiasmados, com um comportamento exemplar no que respeita à segurança (nunca é demais referi-lo), contribuindo desta forma para o sucesso da festa que decorreu até por volta das 14h00.






O momento alto do evento foi sem dúvida a emotiva homenagem prestada por todos os pilotos ao malogrado Ángel Nieto, através de uma aceleração colectiva que durou poucos segundos mas fez com que, de alguma forma, o ruido dos motores rompesse o silêncio da tristeza que esta comunidade motociclista sente com a ausência daquele que foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores pilotos de todos os tempos do motociclismo de velocidade.

Homenagem dos pilotos ao grande campeão Ángel Nieto. 

Uma grande festa das motos clássicas de competição!

Sem comentários:

Enviar um comentário