quinta-feira, 6 de julho de 2017

Picos de aventura #3/4

Dia 3 (14 de Junho)

Felizmente que os chuviscos que caíram durante a noite não passaram disso mesmo, com o dia a amanhecer húmido mas com poucas nuvens no céu. Depois de um bom pequeno-almoço e do ch€k-out efetuado, surgiu a segunda situação inesperada... um “regalo” sob a forma de um frasco de mel da região. Outra boa surpresa que só veio reforçar a excelente opinião com que fiquei deste Hotel La Casa de Juansabeli.

Com a corrente lubrificada (há que não descuidar a manutenção) e a moto atestada mesmo ali ao lado, o regresso à estrada foi, numa primeira fase, para conhecer algumas das localidades mais isoladas dos Picos da Europa, e depois para espreitar o mar no Golfo da Biscaia, concluindo o passeio do dia pelo Desfiladeiro de La Hermida até à turística vila de Potes, de regresso à comunidade autónoma da Cantábria. 

Da montanha ao mar. 

É de Arenas de Cabrales que parte a sinuosa estrada AS-264 em direcção a Poncebos, local onde tem início a Ruta del Cares (até Caín de Valdeón e Posada de Valdeón) e a Ruta de la Canal del Tejo (o único acesso ao isolado povoado de Bulnes até 2001, ano em que foi construído o Funicular de Bulnes cujo percurso demora 8 minutos e vence uma distância de 2.227 m, com um desnível de 402 m e uma inclinação média de cerca de 18%).

Entrada do Funicular de Bulnes, Poncebos.

A partir daqui, o acesso aos recônditos povoados de Tielve, Sotres e Tresviso faz-se através da rústica e retorcida estrada CA-1, por entre alguns túneis e paisagens de cortar a respiração. Verdadeiramente espectacular!

Sotres (vista da estrada CA-1).

Tresviso.

Com os pulmões bem cheios de ar puro da montanha, a relativa proximidade com o Golfo da Biscaia convidava a conhecer outras belezas da região. Para tal era necessário voltar para trás e rumar montanha a baixo até ao ponto de partida, em Arenas de Cabrales, para daqui seguir em direcção à zona costeira, pelas estradas AS-114 (já conhecida) e AS-115, num percurso que pouco excede as cinco dezenas de quilómetros.

Os Picos da Europa em todo o seu esplendor (vista da estrada CA-1).

Sotres (vista da estrada CA-1). 

Esta mudança abrupta de cenário levou-me até à vila de Llanes, uma povoação inserida na surpreendente linha litoral que se estende até Luarca, com aprazíveis praias de areia fina e branca e tradicionais portos de pesca. Local de interessantes monumentos e gastronomia típica, o seu conjunto histórico está classificado como “Bem de Interesse Cultural”. Foi pena que, entretanto, o tempo tenha começado a fechar, acabando por esconder alguma da beleza destas paisagens naturais. 

Paseo de San Pedro, Llanes.

Playa Del Sablón. Llanes.

Após uma refeição ligeira no centro da vila, o passeio continuou junto à costa pela estrada N-634 até Unquera e depois pela estrada N-621 em direcção ao Desfiladeiro de La Hermida, onde o elevado número de pesados que por aqui circulam, o encadeamento causado pelo sol e algumas obras na via, acabaram por retirar um pouco do prazer de condução nesta interessante estrada de curvas. O destino final foi o Hotel Toscana, em Ojedo, onde o check-in foi de novo efectuado sem qualquer problema (reserva).

Hotel Toscana, Ojedo. 

Os cerca de mil metros que separam o hotel da povoação de Potes, a vila das pontes e torres que é também um local extremamente turístico com inúmeros excursionistas nas ruas e galerias comerciais em busca de “recuerdos”, não foram obstáculo para um calmo passeio de final de tarde até à hora do jantar. A popular “Paella” foi o prato escolhido para a refeição, acompanhada com uma “Ensalada Mixta”.

Pontes sobre o Rio Quiviesa, Potes.

Estrada CA-185, Potes.

Calle Obispo, Potes. 

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário