quarta-feira, 5 de julho de 2017

Picos de aventura #2/4

Dia 2 (13 de Junho)

Os deuses da montanha acordaram mal dispostos neste Dia de Santo António e brindaram os turistas com trovoada e alguma chuva, definindo, desde logo, quem é que manda nestas paragens. Se dúvidas houvesse, ficou claro o porquê do fato de chuva ser um equipamento (quase) indispensável na bagagem de qualquer motociclista que se desloque aos Picos da Europa, independentemente da altura do ano.

Manhã chuvosa em Boca de Huérgano. 

Apesar da progressiva acalmia verificada com o decorrer da manhã, pelo sim pelo não resolvi vestir as calças de chuva antes de rumar montanha acima. O plano para este segundo dia era um tanto ou quanto ambicioso e passava por visitar Caín de Valdeón (La Ruta del Cares), Desfiladeiro de Los Beyos, Cangas de Onís, Covadonga (Santuário e Lagos) e, para terminar, a zona de Arenas de Cabrales, efectuando assim a passagem da comunidade autónoma de Castela e Leão para o Principado das Astúrias. 

Da comunidade autónoma de Castela e Leão ao Principado das Astúrias. 

Com um céu bastante carregado, fiz-me então à estrada com redobrada atenção em direcção a Portilla de la Reina (N-621) e daqui até Posada de Veldeón (LE-2703), com uma breve paragem no Mirador de Pandetrave para apreciar o imponente Maciço Central. É de realçar que, tanto as estradas de curvas encadeadas com bom piso, como o deslumbrante cenário verdejante em contraste com os rochosos e agrestes picos, são um verdadeiro regalo para os amantes das duas rodas e da natureza.

O caminho para Caín de Valdeón faz-se por uma estrada estreita mas muito bonita, sempre com o Rio Cares por perto, onde é necessário ter algum cuidado com o trânsito em sentido contrário, em especial com as volumosas autocaravanas que por aqui circulam. Sensivelmente a meio caminho, um pouco depois de Cordiñanes de Valdeón, surge o Mirador del Tombo, local ideal para desfrutar de uma vista excepcional do vale que une Posada de Valdeón a Caín. 

Mirador del Tombo, Cordiñanes de Valdeón. 

Uma das rotas pedestres mais conhecidas dos Picos da Europa é a Ruta del Cares (PR-PNPE-3). O percurso actual tem início em Posada de Valdeón, passa por Caín de Valdeón e continua pelo desfiladeiro do Rio Cares até Poncebos, num total de cerca de 21 km de extensão. Mas é a partir de Caín que os últimos 12 km adquirem outra dimensão. Também chamada de “Garganta Divina”, aqui a rota inclui a travessia de vários túneis com grandes buracos em forma de janela e de algumas grutas escavadas na rocha calcária dos maciços. A não perder!

La Ruta del Cares, Caín de Valdeón.

Pequena represa no Rio Cares, Caín de Valdeón.

De regresso à estrada e a Posada de Valdeón, a aventura continuou rumo ao Desfiladeiro de Los Beyos, primeiro pela estrada LE-2711 até entroncar com a espectacular N-625. Curvas, túneis e paisagens de extraordinária beleza foram servidas em doses generosas durante este trajecto até Cangas de Onís. Um verdadeiro paraíso para qualquer motociclista! 

Por cima das nuvens...

Desfiladeiro de Los Beyos.

Após a vitória sobre os muçulmanos na Batalha de Covadonga no ano de 722, Pelayo estabeleceu a sua corte em Cangas de Onís, que assim se tornou na primeira capital do Reino das Astúrias. Em homenagem a este feito heroico, em 1939 foi colocada uma Cruz da Vitória, símbolo das Astúrias e parte integrante do emblema heráldico do Principado, sob o arco central da Ponte romana sobre o Rio Sela, um dos mais icónicos monumentos desta histórica cidade.

Ponte romana sobre o Rio Sela, Cangas de Onís.

Outro monumento interessante, desta feita para os motociclistas, é o que se encontra perto da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Santa Maria (43º21'03.7"N 5°07'39.9"W). Foi inaugurado em Setembro de 2016 e a sua inscrição é verdadeiramente inspiradora: “AQUÍ COMIENZA TODO UN PARAÍSO DE CURVAS”. Mais palavras para quê...

Monumento ao motociclista, Cangas de Onís.

Em simultâneo, decorriam as comemorações do Dia de Santo António (Fiesta de San Antonio de Padua), com uma procissão pelas ruas da cidade em elegantes trajes tradicionais. E por falar em tradições, não há melhor forma de acompanhar os vários pratos típicos da zona que uma garrafa da famosa Sidra das Astúrias. Bebe-se em pequenos goles (“culinos”) escanceados em copos típicos, através de uma técnica muito particular que requer uma notável habilidade e precisão. Só visto!

Mas chega de falar de gastronomia que ainda faltam algumas dezenas de quilómetros para percorrer até ao final do dia. Com o estômago aconchegado, as estradas AS-114 e AS-262 levavam-me até ao Santuário de Covadonga para uma visita à Basílica e à Santa Cueva, actual local da imagem da Virgem de Covadonga e, segundo a tradição, refúgio de Pelayo e seus homens durante a Batalha de Covadonga (é também aqui que se encontra o seu túmulo). 

Santuário de Covadonga, Covadonga. 

Continuando a subir pelas estradas do Maciço Ocidental dos Picos da Europa (CO-4) em direcção aos famosos Lagos de Covadonga, por entre inúmeros bovinos a pastar (alguns inclusive deitados no meio da estrada...) e um nevoeiro que por vezes encurtava o horizonte, lá cheguei ao Lago Enol e ao Lago de la Ercina para contemplar estas lagoas glaciares situadas entre os 1.000 e 1.100 m de altitude. Um cenário verdadeiramente espectacular!

Lago Enol, Covadonga.

Algumas fotografias depois e uma paragem no Mirador de La Reina para mais uma vista panorâmica, era preciso voltar tudo para trás até Soto de Cangas para retomar a estrada AS-114, seguindo agora para Este em direcção à zona de Cabrales, conhecida pelo seu afamado queijo de tipo azul, o Queso Cabrales. O dia terminou no parque do Hotel La Casa de Juansabeli, a cerca de 2 km da localidade de Arenas de Cabrales. 

Hotel La Casa de Juansabeli, Arenas de Cabrales. 

O check-in foi mais uma vez efectuado sem problemas (reserva), num local onde impera a qualidade do atendimento e a simpatia dos proprietários, como pude testemunhar na primeira pessoa quando, no decorrer do jantar e enquanto saboreava um gostoso “Rodaballo a la Espalda con Verduras Salteadas”, fui convidado a guardar a moto na garagem da uma outra habitação junto ao hotel, para a proteger da chuva que entretanto começava a cair, uma vez que o parque privado do hotel não é coberto. São pequenos gestos como este que, para mim, fazem toda a diferença. E não ficou por aqui...

Continua... 

Sem comentários:

Enviar um comentário