domingo, 16 de julho de 2017

O futuro faz lembrar o passado

Penso que já não subsistem muitas dúvidas de que o reinado dos motores de combustão está aos poucos a chegar ao fim. Os recursos energéticos do planeta, nomeadamente os combustíveis fósseis, não são infinitos e a procura por soluções amigas do ambiente é cada vez mais um imperativo.

A energia eléctrica tem-se perfilado como uma séria candidata ao trono, mostrando ser uma opção válida em termos técnicos (apesar de ainda apresentar algumas limitações) e também em termos económicos. 

Em termos estéticos, a opção dos designers tem passado muito pela concepção de veículos eléctricos de linhas futuristas, utilizando materiais e soluções tecnicamente inovadoras. É natural que assim seja. Mas não tem forçosamente que ser sempre assim. Um bom exemplo disso é a Italjet Mantra, uma moto eléctrica com um look assumidamente vintage, a fazer lembrar as bobber de outros tempos.

É precisamente neste (restrito) grupo das Neo-Antigas que se insere a Juicer 48:

Via 

Fruto da sua paixão pela propulsão eléctrica e pelas máquinas antigas, o norte-americano Dave Twomey concebeu a Juicer 48 em 2011. A sua grande inspiração foram as motos de competição do início do século passado, nomeadamente as que corriam nas polémicas pistas ovais de madeira, as board track dos motódromos.

Via

O “coração” desta moto é um motor elétrico Manta DC de 48 V, alimentado por dois grupos de 8 baterias de LiFePo4 (Lithium Iron Phosphate) da Headway, com 16 A/h - 3 V cada uma que, em conjunto, tomam a forma de um motor V-Twin e que, neste caso, se pode apelidar de EV-Twin (Electric V-Twin). Genial!

Via 

Para além do característico quadro “loop” e do depósito “flat tank” ou “sottocanna”, como era característico das motos desta altura e que neste caso alberga o controlador de 400 A e a unidade de gestão das baterias (BMS - Battery Management System), o look vintage é complementado por uma suspensão dianteira tipo Springer.

Via

O que destoa um pouco da imagem retro é o sistema de travagem idêntico ao utilizado em muitas das actuais bicicletas, com um pequeno disco na roda da frente e um simples conjunto de calços na roda de trás que, juntamente com os pedais, lhe confere características mais próximas de um moped. 

Via 

Em termos funcionais, Twomey instalou uma sirene de 113 dB na frente da moto para alertar os transeuntes mais distraídos, já que a Juicer 48 consegue atingir velocidades na ordem das 46 mph (74 km/h). A velocidades mais moderadas, na ordem das 20 mph (32 km/h), as 16 baterias de LiFePo4 conseguem fornecer energia suficiente para movimentar as 110 lb (50 kg) de peso da moto, mais o condutor, ao longo de 13 milhas (21 km).

Via

Aqui está um excelente exemplo de como a forma e a função podem andar de mãos dadas... 



A Juicer 48 foi evoluindo e no ano seguinte, em 2012, através da empresa Juicer Electric Motorbicycles sediada em Los Angeles, entrou em produção sob a designação 48v Ranger. Nesse mesmo ano foi constituída a Juicer Racing Team para Twomey comprovar este seu conceito em pista. 

Fonte: Autoblog

Sem comentários:

Enviar um comentário