terça-feira, 26 de julho de 2011

13º Lés-a-Lés (2011) - Conta-me como foi #1/4

Do Nordeste Transmontano ao Barlavento Algarvio



Depois de uma experiência atribulada em 2009 e de um período de recuperação física e psicológica durante o ano de 2010...



... encarei a participação na 13.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Lés-a-Lés como uma espécie de “ajuste de contas” com este evento, num percurso que iria ligar a Vila Transmontana de Mogadouro à Vila Algarvia de Lagoa, com paragem na Vila Raiana de Castelo de Vide, e que a FMP garantia que seria “(...) das mais asfaltadas de sempre (...)”.

O mau augúrio normalmente associado ao número 13 acabou por quase não ter influência no desfecho final, numa edição com 600 equipas e 1250 motas inscritas, onde o calor apareceu em força com temperaturas a ultrapassar os 40 ºC (mais uma vez) e em que se destacou a parte mais turística do Lés-a-Lés, mas que acabou por ser um pouco madrasta para um dos elementos do nosso grupo composto por 3 equipas.

1.º Dia (22 de Junho) – Viagem para Mogadouro

Com perto de 500 km para percorrer, a viagem para Mogadouro não teve grande história e foi até, por vezes, um pouco monótona, seguindo sempre por AE até à zona da Guarda (com excepção de um desvio forçado perto de Castelo Branco devido a um incêndio).


Abastecimento na estação de serviço da Guarda na A23

Mas daí para diante o caso mudou de figura, terminando em grande pelas EN em direcção a Almeida, com belas curvas, bom piso e magníficas paisagens, num trajecto que recebeu a classificação de ***** 5.0 (Excepcional) no sítio BestBikingRoads.com.


Trajecto de Figueira de Castelo Rodrigo a Mogadouro pela N221 (84 km)

Com o alojamento garantido em Mogadouro e o centro da Vila em obras (!), foi tempo de descansar um pouco (com umas visitas aos bares locais), intercaladas pelo jantar no restaurante ‘A Lareira’ onde foi saboreada uma bela posta de novilho grelhada em brasas vivas pelo Chef Eliseu Amaro, acompanhada de um prato de batatas rösti e de uma salada de alface e tomate. Valeu!


Jantar no restaurante ‘A Lareira’ em Mogadouro

Continua...

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário