sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Traub 1917 - A mais misteriosa

Será esta a mota mais rara? Pelo menos deverá ser a mais misteriosa.



Esta magnífica peça de engenharia é uma Traub de 1917 e, até à data, ninguém sabe exactamente a sua origem, nem é conhecida nenhuma documentação sobre a mesma.



Foi descoberta em 1967 por Torillo Tacchi, um comerciante de veículos de duas rodas, durante a remodelação de um edifício de apartamentos em Chicago. A mota encontrava-se por detrás de uma parede de tijolos!



Bud Ekins, um actor e duplo de Hollywood, adquiriu esta mota no final dos anos 70 durante a rodagem do filme ‘The Blues Brothers’.



Posteriormente foi vendida a Richard Morris, um coleccionador e restaurador de Gardena (Califórnia), que por sua vez a vendeu em 1990 a Dale Walksler, o curador do museu Wheels Through Time (localizado a 5 milhas de Blue Ridge Parkway, em Maggie Valley, NC), e é neste local que a Traub se encontra actualmente exposta.



A Traub encontra-se em excelentes condições, muito melhor que a maioria das motas da década de 10 do século passado. Possui um motor com dois cilindros em ‘V’ (V-twin) de válvula lateral com 72 cubic-inches (1180 c.c.) de capacidade, uma caixa de 3 velocidades e um único travão traseiro com duplo pistão.



Desafiado por Michael Schacht da Crocker Motorcycle Co., Richard Morris, um dos antigos proprietários da Traub, relata sua experiência com esta mota:

“Eu comprei a Traub em 1982 ao Bud por $10,000. Ele não a conseguia colocar em funcionamento. Eu levei-a ao meu amigo Dewey Bunkrud, retirámos a tampa das válvulas e... não havia touches! Fizemos umas em bronze porque não há seguidores das cames. As molas das válvulas são macias para diminuir o desgaste da came. Continua sem funcionar. Não é de admirar, o magneto estava nas lonas. Depois de carregado o magneto, Boom! Funcionou ao 2º kick!
Nota: A alavanca de descompressão situada no lado direito do guiador tem que estar pressionada, porque senão a compressão no motor é muito elevada. Os punhos são em latão em vez de borracha. Velocidade máxima de 60 mph.”



Podemos apreciar o maravilhoso som da Traub através deste pequeno vídeo, no qual Dale Walksler mostra como se coloca o V-Twin em funcionamento.



Mais uma boa razão para visitar este museu “que anda”.



Um verdadeiro museu vivo.

Fonte: Cyril Huze Blog

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