sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cannonball 2010 - A aventura terminou

A primeira edição da ‘Pre-1916 Motorcycle Cannonball Endurance Run’ já faz parte da história.



A grande maratona de motas antigas através dos Estados Unidos da América chegou ao fim no passado dia 26 de Setembro em Santa Mónica, Califórnia (Costa Oeste), deixando para trás 3.294 milhas percorridas em 16 dias, desde Kitty Hawk, Carolina do Norte (Costa Este).



Das 45 motas construídas até 1915 que iniciaram este evento no dia 10 de Setembro, 37 conseguiram aguentar estoicamente toda a jornada e marcaram presença no famoso cais de Santa Mónica, onde uma multidão entusiasta aguardava a sua chegada juntamente com os respectivos motociclistas.



De entre os participantes, destaco a presença do Japonês Shinya Kimura com uma Indian de 1915 (#80), de Jim Dennie com uma magnífica e rara Militaire de 1915 (#20) e de Dale Walksler, o curador do museu Wheels Through Time, numa Harley-Davidson de 1915 (#22). Todos estes conjuntos ficaram inseridos na Classe III.


Shinya Kimura, Indian de 1915


Jim Dennie, Militaire de 1915


Shinya Kimura, Indian de 1915 e Jim Dennie, Militaire de 1915


Dale Walksler, Harley-Davidson de 1915

Os vencedores

Não tenho dúvidas que todos aqueles que chegaram ao fim dos cerca de 5.300 km desta grande maratona saíram vencedores, mas entre estes destacou-se Brad Wilmarth numa Excelsior de 1913 (#61 - Classe II) que foi “coroado” como vencedor absoluto do Cannnonball 2010, tendo sido um dos 10 motociclistas que terminou a prova com uma pontuação perfeita de 3.294 pontos, um por cada milha percorrida (o critério de desempate foi a idade mais avançada do condutor).



A classificação final das 3 Classes ficou assim ordenada:

Classe I

1º - # 31 Katrin Boehner (JAP 250cc de 1907)
2º - # 53 Vince Martinico (Pope 625cc de 1914)
3º - # 82 Paul Ousey (Harley-Davidson de 1913)

Classe II

1º - #61 Brad Wilmarth (Excelsior de 1913)
2º - #14 Alan Travis (Excelsior de 1914)
3º - #48 Joseph Gardella (Harley-Davidson de 1914)

Classe III

1º - #40 Rick McMaken (Harley-Davidson de 1915)
2º - #46 Fred Lange (Harley-Davidson de 1915)
3º - #34 Steve Huntzinger (Excelsior de 1915)

Aos primeiros classificados de cada Classe foram entregues troféus especialmente concebidos para este evento pelo artista David Uhl, com dois quadros originais para Brad Wilmarth e Rick McMaken que venceram as classes II e III respectivamente, e pelo artista Jeff Decker (ele próprio participante #21 numa Harley-Davidson de 1914 da Classe II) com uma escultura original em bronze para Katrin Boehner, vencedora da Classe I.







Aqui ficam algumas imagens e sons desta extraordinária aventura.



Fonte: Motorcycle Cannonball

Sem comentários:

Enviar um comentário