quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gyro-cam

As câmaras de filmar que normalmente são colocadas nas motas dos pilotos de GP (onboard cameras) oferecem ao espectador comum a possibilidade de sentir a emoção in loco das corridas, com tendência a “participar”, ainda que de uma forma involuntária, na condução das motas sempre que estas se inclinam bruscamente para o interior das curvas do circuito.

Como estas câmaras estão fixadas às motas, as imagens por elas captadas são sempre muito espectaculares, mostrando os incríveis ângulos de inclinação atingidos por estas máquinas, embora na realidade a percepção que os pilotos têm da condução não é exactamente essa, já que as suas cabeças tendem a ficar alinhadas com o horizonte e não com as respectivas motas.

Ora é precisamente com base nesse efeito, o conhecido efeito giroscópio, que assenta o funcionamento da mais recente coqueluche da tecnologia onboard, a gyro-cam.



Montada na mota de Valentino Rossi, a gyro-cam consegue manter a linha do horizonte sempre visível, assemelhando-se mais à imagem que os pilotos têm aos comandos das suas motas, como se pode comprovar por estas imagens.

Entretanto uma destas câmaras foi literalmente arrancada da mota de Rossi por um fan menos escrupuloso, no final da prova realizada no Circuito de Misano, deixando a secção traseira da sua Yamaha YZR-M1 neste estado:



Fonte: Go Away Garage

Sem comentários:

Enviar um comentário