segunda-feira, 1 de março de 2010

Parques de motas em Lisboa

A fluidez do tráfego, os congestionamentos rodoviários e a falta de estacionamento à superfície são problemas que continuam a subsistir em Lisboa. Nos últimos anos tem-se verificado um acréscimo do número de utilizadores de motociclos e ciclomotores, que optam por este transporte nas suas deslocações, de modo a evitarem os congestionamentos e garantir uma maior rapidez na viagem.



Esta situação criou uma pressão na oferta de estacionamento na cidade para este tipo de veículos, que apesar da grande oferta já existente tem-se revelado claramente insuficiente e desajustada à realidade da procura (estimava-se que a oferta de lugares disponíveis na cidade de Lisboa, para motociclos e ciclomotores, aproximava-se dos 1000 lugares, devidamente sinalizados para o efeito).



Assim, considerou-se que a utilização deste tipo de veículos, contribui significativamente - e inclusive de forma indirecta - para a redução da quantidade de automóveis a circular na cidade e, consequentemente, das emissões de poluentes para a atmosfera, permitindo uma maior fluidez do trânsito e a desafectação de estacionamento à superfície.



Neste contexto, a CML desenvolveu um projecto que visou essencialmente, e de forma integrada, requalificar, uniformizar e expandir a oferta de lugares de estacionamento para motociclistas em Lisboa. As intervenções contemplam as seguintes obras:

- Diferenciação do pavimento por aplicação de tinta acrílica (amarelo ocre);
-Pintura de sinalização horizontal – linha contínua branca para delimitar a área de estacionamento;
- Pintura de pictograma de motociclo simples;
- Fixação, em alguns locais, de guardas de protecção, para permitir utilização de cadeados de forma a aumentar a segurança no estacionamento prolongado;
- Delimitação do estacionamento com aplicação de balizadores verticais de modo a garantir a protecção da área de estacionamento e evitar usos indevidos;

O presente projecto – lançado pela Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego - está a ser implementado em fases diferenciadas, da seguinte forma:

1ª Fase:
- 50 parques novos;
- 115 Parques requalificados;

2ª Fase:
- 164 parques novos;
- aproximadamente 230 parques requalificados.

A execução destas duas fases faz com que a CML disponibilize mais de 1000 lugares de estacionamento de motas na cidade. Esta solução de parques de motas em Lisboa, é uma solução inovadora que contribui para uma melhor Mobilidade em Lisboa!

Fonte: A nossa Lisboa

2 comentários:

  1. Tendo em conta que já passou mais de um ano desde que esta notícia foi publicada, será que existem novidades a este respeito? Os lugares para motociclos no centro da cidade foram renovados/aumentados e estão bem sinalizados? Será que são seguros? Onde é que me posso informar acerca da sua localização?

    Tendo em conta que sou do Porto e vou passar uns dias a Lisboa para o Optimus Alive, e a caminho da Concentração de Faro, isso implica ir de mota, estacioná-la durante 3 dias e evitar pegar nela o mais possível. Será que posso ficar descansado que ela ficará segura? É que a outra opção seria deixá-la mal estacionada à porta do Hostel onde vou ficar hospedado, em cima do passeio ou entre os carros, correndo o risco de ser multada, rebocada ou "passada a ferro".

    Sinceramente não sei se não prefiro deixá-la em cima do passeio em frente ao Hostel, corro o risco de ser multado mas pelo menos sei que é vigiada da recepção...

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    1. Finalmente encontrei um website que, sob a forma de um mapa da cidade, indica a localização dos parques de motociclos existentes em Lisboa:

      http://fitadeasfalto.blogspot.pt/2013/02/parques-de-motociclos-em-lisboa.html

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