A Primavera está aí! O bom tempo veio para ficar (esperemos) e é altura de muitos motociclistas sazonais “acordarem” as suas motas da hibernação a que foram forçadas durante o período Invernal.
No dia-a-dia
Especialmente porque somos condutores e apreciadores de motas, independentemente da maior ou menor experiência de cada um, devemos ter ser sempre como preocupação o cumprimento de algumas regras básicas:
- Usar sempre um CAPACETE, de boa qualidade e bem apertado.
- Usar sempre botas, luvas e roupa própria com protecções.
- Manter a mota em excelente estado de conservação, especialmente os pneus e os travões.
- Respeitar TODOS os que circulam na estrada, para também ser respeitado.
- Efectuar uma condução DEFENSIVA e nunca AGRESSIVA.
- Fazer tudo para ser visto pelos outros condutores, mas nunca presumir que já foi visto.
- Nunca facilitar, pois nunca se sabe o que está por trás de cada curva.
- Cumprir o Código da Estrada.
- Se beber não conduzir. Se conduzir não beber.
- O destino de hoje não tem necessariamente que ser o ÚLTIMO.
Este link pode ser utilizado como boa referência para uma condução segura.
Nas viagens em grupo
Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade. Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.
Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples e que todos devem adoptar como suas:
- Cada motociclista deverá assegurar que a sua mota se encontra em óptimas condições de circulação, podendo adoptar como mnemónica para uma rápida inspecção a expressão “TCLOCK”, ou seja, “T=Tires & wheels”, “C=Controls”, “L=Lights & switches”, “O=Oil & Fuel”, “C=Chain & Chassis” e “K=Kick/Sidestand”.
- Durante o percurso, cada mota deve manter o seu lugar na caravana.
- Não deverão ser efectuadas ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.
- A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.
- Deve ser evitada a circulação de motos emparelhadas.
- Deverá ser mantida uma distância mínima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distância suficiente para travagens.
- Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindível.
- Sempre que se justificar, deverá existir um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana e um Back Leader que a encerrará.
- No atravessamento de rotundas e cruzamentos, para que a caravana passe toda de uma só vez, todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trânsito normal seja afectado o mínimo possível. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possível.
- Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma, sem efectuar qualquer tipo de “acrobacias”.
- Nunca ocupar mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.
- As motos deverão ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.
- Cada membro do grupo deverá zelar pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não esquecer que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.
- Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.
- Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.
- Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá accionar o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.
Como uma imagem vale mais que 1000 palavras, aqui fica este vídeo extremamente bem feito pela Motorcycle Safety Foundation (em inglês), que é bem elucidativo sobre tudo o que foi anteriormente descrito.
Boas curvas.
Fontes: BMW CKLT e Motoclube Virtual
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