A Famel,
marca histórica portuguesa das duas rodas, renasceu das cinzas e ressuscitou o
mítico modelo XF-17, agora numa versão eléctrica mais amiga do ambiente,
designada por E-XF. Este novo modelo já tem preço para o mercado português e os
interessados já podem fazer a sua pré-reserva.
A antiga
marca de Águeda traz à memória as motorizadas das
décadas de 70, 80 e 90 do século passado. A fábrica
de Mourisca do Vouga encerrou em 2002 e
posteriormente a marca foi adquirida por Joel de Sousa, um jovem
Engenheiro Automóvel de Guimarães, com o propósito de
a revitalizar através da criação de uma mota nova, moderna e de acordo com as
actuais exigências do mercado.
Esta nova fase da marca Famel, mais tecnológica e amiga do ambiente,
pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável, alertando
para a importância crescente da transição energética, necessária para atingir
os objectivos de descarbonização das cidades através da utilização de veículos
0% emissões somando a vantagem que os veículos de duas rodas trazem através da
sua versatilidade e agilidade nas cidades, que potenciam ganhos significativos
nos tempos de deslocação e na qualidade de vida nas cidades. “O regresso como marca Portuguesa de
Motociclos Eléctricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do
passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo e afirmarmo-nos
perante as próximas gerações que serão também os nossos motociclistas, como uma
marca voltada para o futuro” declara Joel de Sousa, responsável pela marca.
Após alguns estudos
conceptuais iniciais, foi decidida uma solução mais clássica e directa para
primeira Famel do Séc. XXI. O projecto E-XF
nasce assim da electrificação da antiga XF-17, estabelecendo o
ponto de ressurgimento da marca com um dos mais icónicos modelos que circularam
em Portugal (idealizada por António
Costa Paulo, o seu design esguio,
de aspecto e performances desportivas, fizeram com que a XF-17 fosse um dos
modelos mais cobiçados e coroaram-na como a rainha das 50cc portuguesas).
A nova E-XF promete trazer a Famel de volta às estradas, oferecendo um
novo conceito de mobilidade ao utilizador. Vem equipada com um motor eléctrico
à roda com 5 kW de potência máxima e uma velocidade máxima de 70 km/h (limite
legal de 45 km/h), que promete alguma diversão nas deslocações diárias. Traz
ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, com a inclusão do
sistema CBS (Combined Brake System),
conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem em
relação ao modelo antigo. A bateria de 72 V e 40 Ah possibilita, com uma só
carga de cerca de 4 horas, uma autonomia prevista de até 80km (dependendo das
condições).
O protótipo da E-XF agora apresentado encontra-se actualmente em fase de
desenvolvimento, homologação e industrialização. A comercialização está
prevista para 2022, com um PVP estimado de 4.100 €.
Em relação ao futuro da marca, Joel de Sousa mostra-se confiante e
refere que “podíamos ter ido pelo caminho óbvio de colocar um motor a
gasolina. Talvez para Portugal fizesse mais sentido, mas temos que ser mais
ambiciosos e projectar a marca para fora, começando desde já pela Europa. Mas
isto só se consegue com um produto inovador e com enorme potencial de
conquistar mercados como o dos motociclos eléctricos, que ainda estão em aberto
mas a crescer rapidamente”.
A Famel
foi sem dúvida um nome grande das motorizadas de fabrico nacional e bem merece
uma nova vida, plena de sucesso e que seja mais uma afirmação da qualidade “Made
in Portugal”.
Fonte: Motojornal
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