segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MotoGP Styria 2020 - Miguel Oliveira

No passado dia 23 de Agosto, o piloto Miguel Oliveira (KTM Tech3) fez história ao vencer a corrida de MotoGP do GP da Estíria, batendo Jack Miller (Ducati Pramac) e Pol Espargaró (KTM) na última curva do Red Bull Ring - Spielberg (Áustria). Esta brilhante vitória ocorreu na 900.ª corrida do campeonato do mundo de velocidade de 500cc/MotoGP e foi a primeira de um piloto português na categoria rainha do motociclismo mundial.
 
Histórica vitória de Miguel Oliveira no GP da Estíria em MotoGP.
 
“Primeiro que tudo queria ter a certeza de que era a última volta. Durante toda a corrida não consegui ver onde estava a minha placa de boxe, por isso não conseguia perceber se o quarto estava perto de mim ou não e concentrei-me totalmente nos da frente. Quando chegámos às últimas voltas notei que o Pol começou a utilizar trajetórias mais defensivas e pensei que ambos podiam perder muito tempo que me permitisse tirar vantagem disso mesmo na última curva. Na última curva deixei-os lutar e simplesmente vim para o interior. Quando vi a bandeira de xadrez e ninguém ao meu redor foi pura alegria! Estou muito contente por dar a esta equipa a sua primeira vitória, é um grupo de grandes seres humanos, gente muito profissional e que realmente o merecem. Merecemos esta vitória depois de todas as lutas que travamos desde o passado ano. Chegámos a esta temporada com imenso potencial, mas por uma razão ou outra nunca o conseguimos, mas estou satisfeito por ser um daqueles que levaram este troféu para a equipa”, comentou Miguel Oliveira.
 
Primeira vitória da equipa Red Bull KTM Tech3 em MotoGP.
 
Com este resultado Miguel Oliveira ofereceu à Tech3 a sua primeira vitória em MotoGP, após duas longas décadas de competição ao mais alto nível no “mundial” de velocidade. A Tech3 foi fundada em 1990 pelo ex-piloto Hervé Poncharal, engenheiro Guy Coulon e Bernard Martignac. Começou a competir na classe de 250cc e em 2001, fruto de uma parceria com a Yamaha, muda-se para as 500cc. Em 2019 tem início a aventura com a KTM sob a forma da Red Bull KTM Tech3, a actual equipa satélite do construtor de Mattighofen.
 
A BMW, como patrocinadora deste GP, oferecia um M4 ao vencedor... um bónus para Miguel Oliveira.
 
Depois de uma primeira metade de corrida em que parecia que Joan Mir (Suzuki) estava a fugir para a vitória, uma bandeira vermelha devido a um incidente com Maverick Viñales (Yamaha) veio alterar a história da corrida. Miguel Oliveira tinha saído inicialmente com pneus de composto médio em ambas as rodas, mas depois da interrupção saiu para a segunda partida com um pneu duro à frente e um médio atrás.
 
“Tive a sorte de ter uma segunda oportunidade na corrida, porque mudei de pneus, e acho que isso me permitiu ser mais competitivo na segunda corrida”, explicou Miguel Oliveira, acrescentando que “numa corrida de 12 voltas é difícil prever o que vai acontecer, porque não precisamos de pensar na gestão dos pneus ou do combustível. Deste modo é, digamos, uma corrida mais fácil. Eu sabia que o Pol e o Jack estavam fortes e acho que não conseguiria ultrapassá-los se a corrida continuasse. O Pol começou a tapar os buracos, o Jack tentou ganhar nas últimas curvas, eu sabia que podia tirar partido disto. Tentei ser seguro e inteligente, e mantive-me pelo interior na última curva e ser o primeiro a chegar à meta”, concluiu o piloto português.
 
Consagração de Miguel Oliveira no GP da Estíria em MotoGP.   
 
Que venham mais momentos gloriosos como este, rumo ao almejado título mundial.
 
Força Miguel!

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