quinta-feira, 20 de novembro de 2014

48º GP Macau (2014)

Tradicionalmente o G. P. de Macau de motociclismo representa o encerramento da temporada de road racing, pelo que não é de estranhar a grande quantidade de pilotos britânicos que habitualmente marcam presença na prova (alguns aproveitam mesmo para tirar uns dias de férias nesta antiga colónia portuguesa).

A 48.ª edição do Grande Prémio de Macau em motos, prova inserida na 61.ª edição do famoso evento de competição motorizada no Circuito da Guia, realizou-se no passado fim-de-semana (sábado, dia 15 de Novembro). 

Com a presença de dois pilotos portugueses, Nuno Caetano (“FMP Team Portugal” #18 Kawasaki ZX-10R Ninja) e André Pires (“CF32/Maco Racing Team” #14 Yamaha YZF-R1), as cores lusas ficaram rapidamente desfalcadas pois logo nos primeiros treinos cronometrados o novo campeão nacional de Superbike, André Pires, sofreu uma queda que o levou a passar umas horas no hospital para observação.
Felizmente para o piloto português nada de grave foi detectado, mas a sua moto ficou bastante danificada (inclusive com o quadro partido) e, em conjunto com a equipa, Pires decidiu dar por encerrada a sua segunda tentativa de conquistar Macau.

Quanto a Nuno Caetano (que teve uma brilhante prestação na Dundrod 150 Challenge Race do Ulster G. P.) e apesar das dificuldades iniciais em encontrar uma boa afinação para a sua Ninja, assim que conseguiu resolver essa situação, o português rapidamente foi melhorando os seus tempos e obteve o 28.º registo, com um tempo de 2:37.563 (a 11.588 da “pole”). 

Nuno Caetano (“FMP Team Portugal” #18 Kawasaki ZX-10R Ninja). Via

Na corrida de sábado, Nuno Caetano partiu da 26.ª posição (nona fila) da grelha de partida (para além de André Pires, os pilotos Jamie Hamilton #44 e Peter Hickman #60 também não alinharam).
Fruto de um mau arranque, Caetano demorou algum tempo a ultrapassar dois adversários que tinham motos mais rápidas e quando o conseguiu após um par de voltas, já tinha perdido contacto com o “comboio” da frente.
A partir daí, foi fazendo a sua corrida sem correr riscos, para cruzar a meta no 19.º lugar final a 2:13.469 do vencedor.

Nuno Caetano (“FMP Team Portugal” #18 Kawasaki ZX-10R Ninja). Via

Após três anos de ausência, o britânico Stuart Easton (“PBM by The Venitian Hotel” #5 Kawasaki ZX-10R Ninja) voltou a Macau para conquistar a sua quarta vitória na prova, assinando ainda a volta mais rápida da corrida com 2:26.758 (média de 150,12 km/h).
Autor da “pole” com 2:25.975, Easton dominou as operações na corrida, ganhando progressiva vantagem sobre a concorrência para terminar com 14 segundos de vantagem sobre Michael Rutter (“Milwaukee Yamaha” #2 Yamaha YZF-R1), que cumpriu a sua vigésima participação em Macau e é o recordista de vitórias, com oito triunfos.

Na luta pelo 2.º posto, Rutter travou uma dura batalha durante as 12 voltas ao Circuito da Guia, primeiro com Lee Johnston (“Pirtek Pro Bolt Honda” #69 Honda CBR1000RR) e depois com Martin Jessopp (“Riders Motorcycles BMW” #40 BMW S1000RR), acabando por bater este último por meio segundo. Perto deles, no 4.º posto, chegou outro britânico, Gary Johnson (“Quattro Plant/Monex Europe” #7 Honda CBR1000RR). 

Luta intensa no final da corrida pelo 2.º lugar entre Michael Rutter (“Milwaukee Yamaha” #2 Yamaha YZF-R1) e Martin Jessopp (“Riders Motorcycles BMW” #40 BMW S1000RR). Via

‘Desilusão’ é a palavra correcta para descrever a prestação do igualmente britânico Ian Hutchinson (“PBM by The Venitian Hotel” #1 Kawasaki ZX-10R Ninja), o categórico vencedor da edição de 2013.
Hutchinson conquistou a 4.ª posição na grelha de partida (com um tempo de 2:28.285, a 2.310 da “pole”), mas na corrida teve uma saída em frente na curva do Hotel Lisboa logo na 1.ª volta e uma queda na curva Melco na 2.ª volta, que acabou por ditar o seu abandono na prova.

Mais um pódio 100% britânico no G. P. de Macau de motociclismo (da esquerda para a direita: Michael Rutter [Yamaha YZF-R1], Stuart Easton [Kawasaki ZX-10R Ninja] e Martin Jessopp [BMW S1000RR]). Via

Terminaram a prova 21 pilotos, dos 28 que alinharam à partida.

Classificação final do 48.º G. P. de Macau de motociclismo. Via 

Para quem não teve oportunidade de ver a prova em directo, aqui fica a corrida na íntegra:



Fontes: Federação de Motociclismo de Portugal e Revista Motociclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário