quarta-feira, 11 de julho de 2012

GP Alemanha Moto3 - Miguel Oliveira em 19º

Miguel Oliveira terminou o G.P. da Alemanha mas sem marcar pontos. Um péssimo posicionamento na grelha de partida condicionou o desempenho de Oliveira, numa corrida de Moto3 iniciada com o asfalto totalmente molhado, mas a secar – sobretudo nas trajectórias ideais – durante a acção.

Via

As condições climatéricas variaram bastante nos últimos dias em Sachsenring. Depois das sessões de treinos livres em piso seco, a chuva afectou com muita intensidade o treino qualificativo de Moto3, que correu mal a Miguel Oliveira – tanto que só conseguiu o 31.º tempo entre 35 concorrentes. “De manhã andámos bastante bem, mas de tarde começou a chover e a pista estava bastante molhada; esteve sempre a chover. Foi uma questão de "feeling", não deu para acelerar nem entrar bem nas curvas, principalmente por causa do eixo traseiro”, explicou o piloto português.

No domingo, outra forte bátega de água caiu quando os pilotos de Moto3 já estavam na grelha de partida, obrigando ao adiamento da largada por meia-hora. Nas boxes procedeu-se à troca de pneus, e com borrachas para piso molhado começou finalmente a acção, para 27 voltas ao traçado de Sachsenring. Nas duas primeiras Miguel Oliveira surgiu em 25.º, mas depois desceu alguns lugares, sendo 28.º colocado entre a quinta e a décima terceira voltas. Na segunda metade da corrida melhorou o posicionamento, beneficiando também de alguns abandonos, para ser o 19.º na linha de meta, a 1m18,8s do vencedor, o alemão Sandro Cortese, novo comandante da competição.

“Hoje a corrida foi bastante complicada”, declarou Oliveira. “Se fosse em seco, a nossa estratégia era recuperar o máximo de posições possível, porque sabíamos que tínhamos um dos melhores ritmos. Já na chuva sabia que não tinha confiança, por isso o objectivo era não cair e ganhar confiança volta após volta. No final a pista começou a secar, factor que fez com que os pneus se desgastassem demasiado, o que dificultou bastante a pilotagem”. Ainda, o português concluiu: “Desta jornada fico com o ponto positivo de continuarmos a ser dos melhores em piso seco”.

Miguel Oliveira baixou dois lugares no Campeonato, para o 12.º lugar, mas volta a estar em pista no próximo fim-de-semana, no G.P. de Itália em Mugello.

Via


Campeonato: 1.º Sandro Cortese (KTM) 148 pontos; 2.º Maverick Viñales (FTR Honda) 130; 3.º Luis Salom (Kalex KTM) 104; 4.º Alexis Masbou (Honda) 71; 5.º Romano Fenati (FTR Honda) 65; 6.º Zulfhhmi Khairuddin (KTM) 59; ... 12.º Miguel Oliveira (Suter Honda) 39; etc.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário