sexta-feira, 11 de maio de 2012

GP Portugal Moto3 - Miguel Oliveira abandona

A ronda portuguesa do mundial de velocidade de 2012 (o 13.º GP de Portugal no Circuito do Estoril) foi mesmo de azar para os pilotos portugueses, num fim-de-semana que até começou bem mas acabou por ser uma grande desilusão não só para Miguel Oliveira (Moto3) e Ivo Lopes (Red Bull Rookies Cup), como também para os largos milhares de portugueses presentes nas bancadas do Autódromo.

Parque de motas no Autódromo.

O céu apresentava-se com algumas nuvens mas sem chuva, as bancadas estavam completamente lotadas (num total de mais de 87.000 espectadores ao longo dos três dias – um recorde) e a temperatura com valores agradáveis. Estavam assim reunidas as condições para um GP de Portugal em grande, o que felizmente veio a acontecer, com excelentes corridas e muita animação. Um sucesso!

Casa cheia, animação e boas corridas no Circuito do Estoril.

É pena que a organização só agora tenha percebido (naquela que se anuncia como sendo a última edição) que não é com bilhetes a preços elevados que se consegue a tão desejada adesão massiva do público. No entanto ainda há coisas a melhorar ao nível da promoção e da cobertura do evento por parte dos meios de comunicação social (especialmente da televisão), bem como na resolução de algumas falhas importantes ao nível das condições oferecidas aos espectadores para o acompanhamento das corridas (especialmente na bancada A onde estive... supostamente a principal!).

Assim, é notória a fraca qualidade do sistema de som instalado (quase nunca se percebe o que o “speaker” diz... mesmo sem as motas a passar!), bem como a falta de informação sobre a posição dos pilotos nos treinos e nas corridas (bastava colocar um painel vertical perto da linha de meta com os números dos pilotos ordenados de acordo com a posição ocupada, ou disponibilizar um modo de acesso local à classificação através das tecnologias de informação, por exemplo).

Miguel “Mig44” Oliveira. Via

Em termos desportivos, Miguel Oliveira obteve o 3.º melhor tempo no treino de qualificação de Sábado e garantiu assim a presença na primeira fila da grelha de partida. Na corrida de Domingo e após a negociação da primeira curva surgiu no 4.º posto, mas ainda na volta inaugural ultrapassou um adversário. Depois, ascendeu à 2.ª posição na passagem seguinte ao circuito. Porém, no início da terceira volta surgiu a avaria que levou o piloto português a entrar na boxe, onde consumou a desistência.

“Ainda não encontrámos o problema, ainda estamos a investigar”, declarou Oliveira após o final da corrida, admitindo que a avaria possa ter origem no amortecedor de direcção ou na suspensão dianteira. Quando o problema surgiu, “de repente não conseguia virar a direcção, estava bastante dura”. Um desfecho inglório, frustrando as expectativas do piloto: “Estou decepcionado. Esperava mais, principalmente quando sabemos que não é erro humano, mas há que manter espírito positivo”, rematou Oliveira, desejoso de excomungar o azar já na próxima corrida, dia 20 de Maio em Le Mans, onde chegará no 14.º posto do Campeonato.

Na luta pela liderança, registou-se aceso despique entre Sandro Cortese e Maverick Viñales, com sucessivas alternâncias de posição. No sprint final, o italiano levou a melhor por escassos 55 milésimos de segundo, enquanto Luís Salom completou o pódio da classe.


Via

Campeonato: 1.º Sandro Cortese (KTM) 57 pontos; 2.º Maverick Viñales (FTR Honda) 55 pontos; 3.º Luis Salom (Kalex KTM) 49 pontos; 4.º Romano Frenati (FTR Honda) 45 pontos; 5.º Zulfami Khairuddin (KTM) 29 pontos; 6.º Alex Rins (Suter Honda) 28 pontos; ... 14.º Miguel Oliveira (Suter Honda) 11 pontos; etc.

As restantes corridas

Como já vem sendo hábito, “nuestros hermanos” marcaram uma forte presença no Estoril aplaudindo (efusivamente) os seus ídolos das duas rodas, tendo sido premiados com a presença de 2 pilotos espanhóis em cada um dos pódios das diferentes classes, através de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa (2.º e 3.º lugares em MotoGP), Marc Marquez e Pol Espargaró (1.º e 2.º lugar em Moto2), Maverick Viñales e Luis Salom (2.º e 3.º lugar em Moto3). Impressionante!

Na “classe-rainha”, o actual campeão do mundo tinha a pole position e liderou sistematicamente toda a corrida, sempre seguido de perto por Jorge Lorenzo, acabando separados por 1,4s. Aliás, o ordenamento dos sete primeiros permaneceu estável a partir da sexta volta, com Dani Pedrosa a cruzar a meta na 3.ª posição, 3,6s depois de Stoner, repetindo-se o pódio de Jerez. O australiano conseguiu assim sua primeira vitória no Circuito do Estoril em MotoGP. Quanto ao italiano Valentino “Il Dottore” Rossi (sempre muito acarinhado pelo público), terminou na 7.ª posição da geral e pela primeira vez nesta temporada ficou à frente do seu companheiro de equipa, Nicky Hayden.

O pódio da corrida de MotoGP.

Em Moto2, Marc Marquez saiu da primeira posição da grelha e surgiu inicialmente na dianteira, mas depois Thomas Luthi encabeçou o pelotão durante a maior parte da corrida. Porém, à vigésima volta Marquez recuperou o comando para vencer, enquanto Pol Espargaró subiu ao 2.º lugar, remetendo Luthi para a 3.ª posição final.

O pódio da corrida de Moto2.

Na “Red Bull Rookies Cup”, que se disputa paralelamente às corridas do “mundial”, Ivo Lopes aos comandos da sua KTM 125 teve uma magnífica prestação nos treinos, garantindo a pole position para as duas corridas. Após ter conquistado um 4.º lugar na corrida de Sábado, a expectativa para Domingo era grande e Ivo Lopes envolveu-se novamente na discussão pelos lugares cimeiros, mas um adversário caiu e a sua moto abalroou o piloto português, que também foi “ao tapete”, colocando um prematuro ponto final numa boa actuação no Autódromo do Estoril.

Ivo Lopes. Via


Será que para o ano há mais? Esperemos que sim...

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário