Para além
de ser um equipamento imprescindível em provas de todo-o-terreno do tipo rally raid, é verdade que um desenrolador
de road-book também dá muito jeito em eventos turísticos como o Portugal de Lés-a-Lés e similares, já que
possibilita a leitura do road-book do percurso de forma prática e em andamento
(sem necessidade de paragens para troca de folha).
No
entanto, a sua aquisição acaba por não ser uma opção para muitos motociclistas,
devido ao custo algo elevado que os desenroladores comercializados por diversas
marcas apresentam (na ordem dos 100€ com comando manual e 300€ para os
motorizados).
Mas se os
analisamos com atenção, verificamos que a sua concepção e funcionamento é, na
sua essência, bastante simples (pouco mais é que uma caixa com tampa
transparente e dois rolos para desenrolar/enrolar o papel). Então, se calhar não
é de todo descabido tentar uma solução de “bricolage caseira” para este equipamento.
Foi desta
forma que surgiu a ideia de construir um desenrolador de road-book manual, com
iluminação, do tipo “faça você mesmo” ou DIY (Do It Yourself). Um equipamento que também poderá ser utilizado
numa viagem para suportar um conjunto de mapas e indicações, criadas através de
programas como o Via Michelin, Google Maps, entre outros, devidamente
configurados para folhas de formato A5 (orientação vertical).
A construção
deste desenrolador teve como requisito principal a utilização de materiais
pouco dispendiosos (maioritariamente adquiridos num vulgar estabelecimento
comercial de produtos chineses) para baixar o custo, mas mantendo o objectivo
de obter um equipamento 100% funcional.
Material utilizado:
– Caixa de madeira com tampa
e fecho metálico 180x120x70mm - 2,85€;
– Moldura de fotografia em
acrílico transparente 180x130mm - 1,25€;
– Rolo de fita adesiva de
dupla face 18mm - 0,50€;
– Agulhas de tricot em bambu
diâmetro 8x350mm - 1,00€;
– Embalagem de parafusos em aço
bicromatizado 4x16mm para madeira - 0,75€;
– Agulhas de tricot em
alumínio 10x350mm - 1,25€;
– 2 x Ligação para torneira
de 3/4" (acessório de rega) - 1,00€/un;
– Embalagem de bases para
cadeiras em borracha diâmetro 10mm - 1,00€;
– Embalagem de chavetas em
aço zincado 3x35mm - 0,50€;
– Embalagem de elásticos diâmetro
32mm - 0,95€;
– Fita de LED branco 30cm
com pilha 12V+suporte - 3,90€;
– Interruptor de alavanca mini
2 posições ON/OFF 3A 250VAC - 0,65€;
– Tubo de cola de secagem
rápida - 1,25€;
– Lata de verniz para
exterior wengé acetinado 0,25L - 4,29€ (opção).
Ferramentas
usadas:
– Esquadro metálico com
escala;
– Lápis;
– X-acto;
– Serra pequena para madeira/metal;
– Chaves (Philips, de fendas,
etc.);
– Alicates (universal, de
pontas, de corte, etc.);
– Lixas finas para madeira/metal;
– Berbequim eléctrico;
– Brocas para madeira/metal diâmetros
10mm, 8mm, 6mm e 3mm;
– Ferro de soldar e solda de
estanho para electrónica;
– Trincha plana pequena
(opção).
Caixa
O
principal componente do desenrolador e a base de todo o trabalho é a sua caixa.
O material escolhido foi a madeira por ser leve e fácil de trabalhar. Apesar de
não ser estanque, garante ainda assim alguma protecção contra o pó e a água. As
suas dimensões de 180x120x70mm permitem a colocação de um rolo de papel até 50mm
de espessura, o que corresponde a mais de 70 folhas de formato A5. A área de
visualização é de 150x90mm, criada através de uma abertura na tampa.
Como a
tampa da caixa é fechada (opaca), é necessário abrir uma “janela” para a visualização
do road-book. Foi considerada uma área de 150x90mm (figura 1) que, depois de
delineada na face exterior, foi furada nos cantos da marcação e cortada a
madeira com uma pequena serra.
Para
desenrolar/enrolar o rolo de papel do road-book serão utilizados tubos redondos
em alumínio com 10mm de diâmetro. Estes são os rolos de tracção do
desenrolador. Furam-se então as paredes laterais exteriores da caixa (topos)
sensivelmente a meio para a passagem dos tubos, respeitando a localização dos
furos e o diâmetro dos rolos (figura 2), utilizando um berbequim com uma broca com
10mm de diâmetro.
Para
manter o road-book esticado e junto à área de visualização, são utilizados cilindros
em bambu com 8mm de diâmetro. Estes funcionam como rolos guia do desenrolador.
A sua fixação será efectuada no interior da tampa (com pequenos parafusos),
respeitando a localização indicada na figura 2. Para facilitar o aperto foram
efectuados dois pequenos furos em cada face, utilizando um berbequim com uma
broca com 3mm de diâmetro.
Por vezes
é necessário utilizar o desenrolador em condições de baixa luminosidade, ou até
mesmo durante a noite, pelo que será colocada iluminação no seu interior,
comandada por intermédio de um pequeno interruptor. Este será fixado na parede
lateral exterior da caixa oposta aos manípulos (topo), através de um furo efectuado
com uma broca com 6mm de diâmetro.
Terminado
o trabalho de preparação da caixa de madeira, esta está pronta para receber todo
o material necessário ao funcionamento do desenrolador. Ainda antes da montagem
dos diversos componentes, optei por proteger a madeira com a aplicação de um verniz
para exterior (wengé acetinado).
A
protecção do road-book contra os elementos exteriores (pó e água) é efectuada
através de um acrílico transparente (moldura de fotografia), com 165x105mm, previamente
cortado com um x-acto e colado pelo interior da tampa com fita adesiva de dupla
face.
Rolos guia
Para a
montagem dos rolos guia, cortam-se dois cilindros em bambu com 8mm de diâmetro
(agulhas de tricot) com uma pequena serra, no comprimento de 165mm. Os seus
topos foram furados para evitar a fissuração do bambu, utilizando um berbequim
com uma broca com 3mm de diâmetro.
Cada
cilindro é fixado pelas extremidades ao interior da tampa, por intermédio de
dois pequenos parafusos com 4mm de diâmetro e 16mm de comprimento, colocados
pelas paredes laterais exteriores (topos) e aparafusados com uma chave Philips média.
Iluminação
Na
iluminação do desenrolador foi considerado um conjunto de LEDs (Light-Emitting Diode), escolhidos pela
sua eficiência e baixo consumo de energia, na forma de um kit composto por uma fita de LED branco de alto rendimento,
electricamente ligada a um conjunto ‘suporte + pilha 12V’.
A fita de
LED foi cortada no comprimento de cerca de 95mm (2 secções) e todo este
material foi fixado no interior da caixa (chão) com cola de secagem rápida.
Um
interruptor foi então intercalado no circuito eléctrico para ligar/desligar a
iluminação, fixado na parede lateral exterior da caixa oposta aos manípulos
(topo) através de uma porca fornecida com este material.
Rolos de tracção
Para a
montagem dos rolos de tracção, cortam-se dois tubos redondos em alumínio de
10mm de diâmetro (agulhas de tricot) com uma pequena serra, no comprimento de
210mm.
Em cada
rolo, numa das extremidades foi fixado um manípulo (acessório de rega) para o
comando manual do desenrolador, previamente cortado pelo local indicado na
figura 3 e com o seu buraco alargado para a passagem do tubo, utilizando a
mesma broca de 10mm de diâmetro.
O
travamento é efectuado através de chavetas com 3mm de diâmetro e 35mm de
comprimento, colocadas transversalmente, aparadas e devidamente dobradas, após
a furação dos manípulos e dos tubos com uma broca com 3mm de diâmetro.
Na outra
extremidade foi colada uma base para cadeira em borracha, com 10mm de diâmetro,
para manter o rolo no local.
A tracção
entre os dois rolos é efectuada através de elástico(s), que pode(m) facilmente
ser substituído(s) quando estiver(em) ressequido(s) ou partido(s).
Funcionamento
E pronto,
o trabalho de construção do desenrolador de road-book está terminado, não invalidando,
contudo, a introdução de futuras alterações ou melhorias, sejam elas de
natureza funcional ou estética. Estamos então em condições de testar o desenrolador.
Com a
tampa aberta e sem elástico(s) nos rolos de tracção, fixa-se uma das
extremidades do road-book (ou das folhas A5 coladas entre si no sentido
longitudinal) num dos rolos de tracção por intermédio de fita adesiva. Depois
de totalmente enrolado neste rolo, a outra extremidade do papel passa pelos
rolos guia antes de ser igualmente fixada no outro rolo de tracção por
intermédio de fita adesiva.
Fechada a
tampa, após o enrolamento do papel no segundo rolo e com o(s) elástico(s)
colocado(s) nos rolos de tracção, basta ir desenrolando e/ou enrolando o
road-book através dos manípulos de comando manual à medida que o caminho vai
sendo percorrido. E sempre que a luminosidade for reduzida, é só ligar o
interruptor da iluminação e continuar o caminho.
Conclusão
Na prática,
será também necessário definir outra componente importante para a utilização deste
desenrolador de road-book. Trata-se de saber onde e como colocá-lo na moto? De
forma directa (fixa) ou através de um suporte (amovível)? Mas como aqui tudo já
depende do tipo de moto e das suas características, é difícil definir uma
solução genérica que possa ser usada por todos os motociclistas.
Feitas as
contas ao custo final do projecto, este desenrolador de road-book de comando manual,
com iluminação, ficou por uns modestos 17,85€ (+ 4,29€ para o verniz - opção),
poupando assim algumas dezenas de euros face aos desenroladores que se
encontram à venda no mercado.
Espero
que este pequeno tutorial seja útil para quem procura uma solução semelhante,
podendo sempre alterar e adaptar de acordo com as necessidades e gosto
(acrescentando um motor, engrenagens e um comando para um funcionamento
eléctrico, por exemplo).
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