Neste mês
de Abril, a popular scooter Vespa comemora 75 anos de
existência. O icónico modelo da Piaggio, criado em 1946 por Corradino D'Ascanio,
já atravessou três quartos de século, mantendo a sua quota de mercado e a
fidelidade dos seus clientes, em grande medida devido ao importante papel que
os diversos Vespa Clubes tiveram, e continuam a ter, um pouco por todo o mundo
(em Portugal destaca-se o Vespa Clube
de Lisboa, fundado em 14 de Agosto de 1954 que, sem nunca ter cessado a sua
actividade, é o clube de duas rodas mais antigo do país).
A
popularidade das scooters cresceu fortemente na Europa nos anos que se
seguiram à 2.ª Guerra Mundial, graças ao seu baixo custo, economia, robustez,
facilidade de condução e mobilidade que estes veículos de duas rodas
proporcionavam aos seus proprietários.
Elegantes
e esteticamente apelativas, as scooters
foram rapidamente adoptadas pela população mais jovem das grandes cidades que
se identificava com este novo estilo moderno, incluindo uma grande percentagem
do sexo feminino (curiosamente, esta mesma modernidade foi pretexto para
algumas rivalidades entre grupos de jovens, com especial incidência para os conflitos
entre Mods e Rockers em Inglaterra
durante a década de 60 do século XX).
Em Abril
de 1946, este modo de transporte novo, funcional e inovador foi apresentado ao
público em geral pela primeira vez num clube de golfe em Roma. A Vespa foi um
sucesso imediato e ganhou grande interesse nos media, bem como curiosidade pública, surpresa e até algum cepticismo.
As
primeiras Vespas que saíram da fábrica de Pontedera vinham equipadas com um
motor monocilíndrico, a dois tempos, refrigerado a ar. Tinham 98cc de
cilindrada e debitavam 3,5 cavalos de potência às 4.500 rpm. Estavam
dotadas de uma caixa 3 velocidades e alcançavam os 60 Km/h.
Ao longo
da sua já longa história, a imagem de marca da Vespa esteve sempre associada a
um estilo de vida diferente, descomplicado e moderno. Alguns modelos
tornaram-se verdadeiros ícones das duas rodas em diversas áreas, seja na
competição (Vespa
98 Corsa Circuito de 1947, Vespa
125 Corsa “alloy frame” de 1949, Vespa
Circuito 125 de 1949, Vespa
Montlhery de 1950, Vespa
Siluro “Torpedo” de 1951, Vespa
125 “Six Days” de 1951), no cinema (Vespa
125 de 1951 no filme Roman Holiday de 1953,
Vespa
Alpha de 1967 no filme Dick Smart 2.007 de
1967), na área militar (Vespa
150 T.A.P. de 1956) e até nas quatro rodas (Vespa
400 de 1957).
Para assinalar
condignamente esta efeméride, a casa de Pontedera decidiu criar uma edição
especial dos actuais modelos Primavera (50cc,
125cc e 150cc) e GTS
(125cc e 300cc), que se traduz numa pintura exclusiva denominada Giallo 75th (um
tom amarelo com acabamento metalizado) com o número 75 colocado nas laterais e
no guarda-lamas dianteiro (num tom mais escuro). Conta ainda, entre outros, com
uma placa fixada na consola central que identifica esta versão especial de
aniversário. Esta imagem exclusiva estará disponível apenas durante o ano de
2021.
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