segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Triumph Tiger 800 - Apresentação

Em finais de 2010, poucos meses antes do lançamento oficial do novo modelo, o piloto de testes da Triumph Julian Amos embarca numa Tiger 800XC de pré-produção para uma viagem de 22 dias pela Europa, passando por 17 países, percorrendo um total de 9.311 km. O relato dessa aventura pode ser encontrado na Triumph Magazine n.º 8, acompanhado de um outro artigo sobre a Tiger 800 de estrada (em italiano).
 
Viagem de 22 dias pela Europa (9.311 km) numa Tiger 800XC de pré-produção. Via
 
No mês de Setembro desse ano e por engano (ou talvez não), algumas fotos de acessórios específicos para as novas Tiger 800 foram publicadas no site da Triumph por algumas horas, permitindo assim ver as motos (ou partes delas) na sua versão final. Entretanto, alguma da imprensa especializada é convidada a ir a Hinckley para testar as motos em pré-estreia, com o intuito de prepararem os seus artigos para estarem nas bancas em Novembro, data da apresentação mundial destes novos modelos.
 
Algumas imagens são publicadas por algumas horas no site da Triumph (Setembro de 2010). Via
 
Antevisão à imprensa durante a visita à fábrica de Hinckley (Setembro de 2010). Via
 
Com a chegada de Outubro e a aproximação da EICMA de Milão, a Triumph divulga fotos oficiais onde podem ser vistas as motos definitivas. Entretanto, a imprensa da especialidade começa a publicar diverso material sobre as novas Tiger 800, como é o caso da revista inglesa MCN que publica as fotos da maqueta que foi utilizada para definir o modelo, ou da revista italiana Motociclismo que publica no seu site e em antecipação a versão de estrada da Tiger 800.
 
Divulgação prévia da Tiger 800 no site da Motociclismo (Outubro de 2010). Via
  
A apresentação mundial da nova gama Tiger da Triumph acontece então no início do mês de Novembro de 2010, na 68.ª edição da EICMA em Milão. No salão italiano, o fabricante inglês expôs a sua linha de motos para 2011, apresentando pela primeira vez três novos produtos ao público: a Daytona 675R e as duas Tiger 800 e Tiger 800XC.
 
Anúncio de apresentação das Tiger 800 na 68.ª EICMA de Milão. Via
 
Apresentação das Tiger 800 (68.ª EICMA de Milão). Via
  
Triumph Tiger 800XC (68.ª EICMA de Milão). Via
 
Triumph Tiger 800 (68.ª EICMA de Milão). Via
 
Na comunicação à imprensa e para além da divulgação dos press kits dos novos produtos, Simon Warburton (o então gestor de produto da Triumph) deu algumas entrevistas aos jornalistas, nas quais responde a diversas questões relacionadas com a criação e o desenvolvimento dos modelos da Tiger 800, como por exemplo a que foi publicada no site Visordown em 07/11/2010.
 
Triumph Tiger 800XC (68.ª EICMA de Milão) – Press Release. Via
 
Triumph Tiger 800XC (68.ª EICMA de Milão) – Especificações técnicas. Via
 
Triumph Tiger 800 (68.ª EICMA de Milão) – Press Release. Via 
 
Triumph Tiger 800 (68.ª EICMA de Milão) – Especificações técnicas. Via
 
Cerca de duas semanas após a apresentação mundial em Milão, a Triumph organizou o “Tiger World Riding Launch”, um evento que decorreu nos arredores de Barcelona e para o qual marca inglesa convidou a imprensa mundial a testar a sua nova adventure/touring de gama média. Os jornalistas tiveram a oportunidade de experimentar em primeiro lugar a Tiger 800 nas estradas locais e, no dia seguinte, conduziram a Tiger 800XC em ambiente off-road.
 
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via
 
A recepção das novas Tiger 800 e Tiger 800XC foi excelente e imediatamente surgem os primeiros comentários positivos, realçando o bom trabalho efectuado pela Triumph na criação e desenvolvimento destas motos, com as quais de pode fazer um pouco de tudo. Foi destacado o carácter único do motor de 3 cilindros, o seu comportamento polivalente, a comodidade e rapidez na cidade, bem como o grande à vontade nos trajectos de longo curso graças também à sua boa capacidade de carga. Demonstram também ter uma excelente aderência em estradas sinuosas, rápidas nas mudanças de direcção, sendo ainda uma arma vencedora para escalar qualquer obstáculo assim que aparece um terreno acidentado off-road.
 
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via
 
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via
 
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via 
  
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via 
 
“Tiger World Riding Launch” (Novembro de 2010). Via
 
Fonte: Fedrotriple 

Sem comentários:

Enviar um comentário