A
estrutura em aço (quadro) da Tiger 800, pedra angular do projecto, foi um dos
primeiros componentes a serem desenvolvidos e ajustados. A linha estética
básica foi seguidamente definida, prosseguindo depois com o desenvolvimento
técnico.
A busca
por um equilíbrio estético no novo modelo exigiu um esforço considerável da
equipa durante o desenvolvimento do modelo em argila (que começou no final de
Fevereiro de 2008), com a constante montagem e retirada do “bico” para garantir
que a linha da moto permanecesse completa mesmo sem esse detalhe.
Modelo em argila (19/02/2008).
Via
Modelo em argila (16/04/2008).
Via
Outro aspecto que foi cuidadosamente considerado durante a fase de
desenvolvimento da moto foi o design
dos acessórios. Com os modelos de argila prontos (início de maio de 2008),
começou o estudo para determinar que tipo de equipamento específico deveriam
ter as novas motos, e como deveriam funcionar, para integrá-los desde o início na
linha estética e inserir eventuais acessórios ou outros componentes no projecto
para facilitar a sua montagem.
Com a linha do modelo definida, no início de Setembro (2008) a equipa de
desenvolvimento conseguiu também mostrar uma possível linha completa de
acessórios, muitos dos quais foram projetados para melhorar a utilização da
moto em viagens longas com muita bagagem. Nesse sentido, a deliberada ausência
de carenagem na parte traseira da moto facilita a colocação da bagagem. A
estética da iluminação, que parece ser constituída por dois faróis distintos,
foi escolhida por associação com os outros modelos da Triumph, caracterizados
ao longo dos anos pela presença do farol duplo.
Quanto ao motor, a opção recaiu na arquitetura de três cilindros,
considerada ideal para este tipo de moto. O ponto de partida foi o motor de
675cc da Daytona/Street Triple. Uma das especificações do projecto da Tiger 800
foi, desde o início, a facilidade de condução associada a uma entrega fluida e
encorpada. Isso implicava ter uma curva de binário praticamente plana, com bons
valores desde baixas rotações. Como o motor de 675cc dificilmente teria
conseguido obter uma curva deste tipo, foi decidido aumentar a cilindrada,
mantendo o diâmetro fixo em 74mm.
Motor tricilíndrico de
799cc. Via
Inicialmente, a cilindrada aumentou para 770cc e depois para 799cc, traduzindo-se
num aumento do curso inicial de 52,3mm para 61,9mm. Na verdade, é um motor novo
que partilha apenas 20% dos componentes (o corpo do acelerador e os moldes da
cabeça do cilindro) com o de 675cc. A potência foi deliberadamente mantida nos
95cv (79Nm) para cumprir os futuros padrões europeus para motociclistas
recém-encartados (são mais 10cv que a BMW F800GS mas os valores de binário aproximam-se). As novidades são
os pistões, as válvulas, as árvores de cames, a cambota, o alternador, a caixa
de velocidades e a embraiagem.
A designação das motos, tal como antecipado por algumas revistas,
deveria ser “Tiger Cub” (cria de tigre), um nome já utilizado no passado pela
Triumph de Meriden (Tiger Cub). Este
nome, no entanto, não identifica claramente a moto em
termos de utilização e cilindrada, em função dos quais os nomes Tiger 800
(identificando claramente a capacidade do motor) e Tiger 800XC foram escolhidos,
onde XC significa “cross-country”, que é sinónimo em todo o mundo de veículos off-road.
Durante o desenvolvimento dos modelos foram feitas outras mudanças no
projeto, tais como o aumento da forquilha de 43mm para 45mm para a XC, guiador
de alumínio na 800 (inicialmente planeado em aço), altura do banco ajustável,
aumento da potência do alternador para 645W (para reduzir o esforço da bateria,
e consequentemente aumentar sua duração, na presença de faróis adicionais e
outros acessórios) e outros pequenos detalhes.
Tiger 800XC (raio-X). Via
Tiger 800 (Cad). Via
Tiger 800XC (Cad). Via
O novo sistema ABS com disco
perfurado e sensor de velocidade em ambas as rodas e a unidade de controlo. Via
Foi só no decorrer de 2010 que a Triumph começou a deixar escapar algumas informações sobre esta moto. No dia 7 de Julho é publicado na web um pequeno site sobre a nova aventureira da marca inglesa (www.triumphadventure.com) mas, na realidade, poucas são as informações divulgadas. Com o passar dos meses, no entanto, novos vídeos são publicados, revelando gradualmente as novas Tiger 800 e Tiger 800XC.
Nesse mesmo mês de Julho, a revista inglesa MCN publica as primeiras
fotos “roubadas” das motos. Em Agosto, a Triumph começa a divulgar algumas
fotos oficiais, enquanto a MCN continua a publicar fotos das Tiger definitivas
durante os últimos testes.
Fonte: Fedrotriple
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