segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Triumph Tiger 800 – Desenvolvimento

A estrutura em aço (quadro) da Tiger 800, pedra angular do projecto, foi um dos primeiros componentes a serem desenvolvidos e ajustados. A linha estética básica foi seguidamente definida, prosseguindo depois com o desenvolvimento técnico.
 
Quadro de treliça em aço. Via
 
A busca por um equilíbrio estético no novo modelo exigiu um esforço considerável da equipa durante o desenvolvimento do modelo em argila (que começou no final de Fevereiro de 2008), com a constante montagem e retirada do “bico” para garantir que a linha da moto permanecesse completa mesmo sem esse detalhe.
 
Modelo em argila (19/02/2008). Via 
 
Modelo em argila e testes de ergonomia (29/02/2008). Via
 
Modelo em argila (19/03/2008). Via
 
Modelo em argila (02/04/2008). Via
 
Modelo em argila (16/04/2008). Via 
 
Outro aspecto que foi cuidadosamente considerado durante a fase de desenvolvimento da moto foi o design dos acessórios. Com os modelos de argila prontos (início de maio de 2008), começou o estudo para determinar que tipo de equipamento específico deveriam ter as novas motos, e como deveriam funcionar, para integrá-los desde o início na linha estética e inserir eventuais acessórios ou outros componentes no projecto para facilitar a sua montagem.
 
Modelo em argila – Linha aprovada (02/05/2008). Via
 
Modelo em argila – Acabamentos (30/05/2008). Via
 
Com a linha do modelo definida, no início de Setembro (2008) a equipa de desenvolvimento conseguiu também mostrar uma possível linha completa de acessórios, muitos dos quais foram projetados para melhorar a utilização da moto em viagens longas com muita bagagem. Nesse sentido, a deliberada ausência de carenagem na parte traseira da moto facilita a colocação da bagagem. A estética da iluminação, que parece ser constituída por dois faróis distintos, foi escolhida por associação com os outros modelos da Triumph, caracterizados ao longo dos anos pela presença do farol duplo.
 
Quanto ao motor, a opção recaiu na arquitetura de três cilindros, considerada ideal para este tipo de moto. O ponto de partida foi o motor de 675cc da Daytona/Street Triple. Uma das especificações do projecto da Tiger 800 foi, desde o início, a facilidade de condução associada a uma entrega fluida e encorpada. Isso implicava ter uma curva de binário praticamente plana, com bons valores desde baixas rotações. Como o motor de 675cc dificilmente teria conseguido obter uma curva deste tipo, foi decidido aumentar a cilindrada, mantendo o diâmetro fixo em 74mm.
 
Motor tricilíndrico de 799cc. Via   
 
Inicialmente, a cilindrada aumentou para 770cc e depois para 799cc, traduzindo-se num aumento do curso inicial de 52,3mm para 61,9mm. Na verdade, é um motor novo que partilha apenas 20% dos componentes (o corpo do acelerador e os moldes da cabeça do cilindro) com o de 675cc. A potência foi deliberadamente mantida nos 95cv (79Nm) para cumprir os futuros padrões europeus para motociclistas recém-encartados (são mais 10cv que a BMW F800GS mas os valores de binário aproximam-se). As novidades são os pistões, as válvulas, as árvores de cames, a cambota, o alternador, a caixa de velocidades e a embraiagem.
 
Motor tricilíndrico de 799cc e braço oscilante. Via
 
A designação das motos, tal como antecipado por algumas revistas, deveria ser “Tiger Cub” (cria de tigre), um nome já utilizado no passado pela Triumph de Meriden (Tiger Cub). Este nome, no entanto, não identifica claramente a moto em termos de utilização e cilindrada, em função dos quais os nomes Tiger 800 (identificando claramente a capacidade do motor) e Tiger 800XC foram escolhidos, onde XC significa “cross-country”, que é sinónimo em todo o mundo de veículos off-road.
 
Durante o desenvolvimento dos modelos foram feitas outras mudanças no projeto, tais como o aumento da forquilha de 43mm para 45mm para a XC, guiador de alumínio na 800 (inicialmente planeado em aço), altura do banco ajustável, aumento da potência do alternador para 645W (para reduzir o esforço da bateria, e consequentemente aumentar sua duração, na presença de faróis adicionais e outros acessórios) e outros pequenos detalhes.
 
Tiger 800 (raio-X). Via 
  
Tiger 800XC (raio-X). Via 
 
Tiger 800 (Cad). Via

Tiger 800XC (Cad). Via
 
O novo sistema ABS com disco perfurado e sensor de velocidade em ambas as rodas e a unidade de controlo. Via

Foi só no decorrer de 2010 que a Triumph começou a deixar escapar algumas informações sobre esta moto. No dia 7 de Julho é publicado na web um pequeno site sobre a nova aventureira da marca inglesa (www.triumphadventure.com) mas, na realidade, poucas são as informações divulgadas. Com o passar dos meses, no entanto, novos vídeos são publicados, revelando gradualmente as novas Tiger 800 e Tiger 800XC.
 
Lançamento do site de aventura (07/07/2010). Via
 
Nesse mesmo mês de Julho, a revista inglesa MCN publica as primeiras fotos “roubadas” das motos. Em Agosto, a Triumph começa a divulgar algumas fotos oficiais, enquanto a MCN continua a publicar fotos das Tiger definitivas durante os últimos testes.
 
Foto-espia da Tiger 800 (MCN - Julho 2010). Via
 
Primeiras imagens “roubadas” pela MCN (Julho de 2010). Via
 
Uma das primeiras fotos oficiais divulgadas pela Triumph (Agosto de 2010). Via
 
Foto-espia da Tiger 800 (MCN - Setembro de 2010). Via
 
Fonte: Fedrotriple 

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