Como o tempo passa! Só recentemente reparei que já conduzo com o mesmo
capacete há uma década, um Givi X.08
X-Modular, utilizado em todas as minhas deslocações de moto. É a grande
vantagem de ter um modular, adequado para qualquer tipo de viagem e em qualquer
tipo de clima. Confortável q.b., o X-Modular tem na robustez e na polivalência
as suas principais qualidades, sendo a insonorização e o peso algo elevado os seus
maiores handicaps (características
comuns à maioria dos modulares).
Apesar de satisfeito com o seu desempenho ao longo de todo este tempo, a
verdade é que estava na altura de renovar este importante (e imprescindível)
equipamento de segurança para andar de moto. Começava então o habitual drama
sobre qual o próximo modelo a escolher de entre as muitas opções disponíveis no
mercado.
Desta vez decidi que o novo capacete deveria ser um modelo do tipo aventura,
também designado por dual-sport ou crossover, por se adequar melhor ao
estilo de condução da minha moto, mas
sem perder a funcionalidade de um modular, que muito jeito dá naqueles dias de
Verão em que a temperatura se mantém castigadoramente elevada. Características
como a pala, a dupla homologação P/J, a viseira solar interior retráctil e a
viseira exterior com Pinlock, entre
outras, deveriam estar igualmente presentes no novo modelo.
Scorpion ADX-1 Solid Matt Black.
Assim, dentro do estilo “aventura” e com uma relação qualidade/preço
favorável à minha bolsa (o factor preço é sempre uma condicionante importante),
pré-seleccionei quatro capacetes, três modelos recentes e um mais antigo, que, mesmo
tendo características construtivas diferentes, satisfazem praticamente todos os
meus requisitos: Nexx X.Vilijord, Nolan N70-2X, Givi X.33 Canyon e Scorpion
ADX-1.
Não foi por acaso que coloquei o Nexx X.Vilijord
em primeiro lugar, uma vez que que este capacete de fabrico nacional era à
partida o meu preferido. Embora pertencente a uma gama um pouco mais alta, com
uma qualidade acima da média e um preço mais elevado (superior a 400 €), acabei
por ficar extremamente desiludido depois de o ter experimentado, não pelo
produto em si mas pela forma como não consegui encontrar um tamanho adequado à
minha cabeça... o ‘S’ é pequeno e o ‘M’ fica grande! Bolas!!!
Relativamente ao Nolan N70-2X e
apesar de não ser um verdadeiro capacete modular, tem uma característica única
que o aproxima deste conceito. Através de uma queixeira facilmente amovível,
passa rapidamente de uma configuração integral para um ‘jet’. Inserido numa
gama de preço intermédia (acima dos 300 €), não fiquei particularmente
entusiasmado quando o analisei mais em pormenor (não esta versão mas o seu
irmão mais estradista N70-2GT), especialmente ao nível do encaixe da queixeira
e da fixação da viseira solar interior (muito solta e trepidante). Esperava um
pouco mais de qualidade para um capacete desta marca e para este nível de preço.
Quanto ao Givi
X.33 Canyon, basicamente trata-se de uma evolução do Givi X.08 X-Modular,
devidamente adaptado à actual tendência do mercado em torno do conceito de
aventura. Apesar de ser um capacete de aspecto robusto, com boa qualidade de
construção e com um preço muito interessante (inferior a 300 €), escolhê-lo
seria, na prática, mais do mesmo, pelo que também não foi esta a minha opção.
Por último, mas não menos importante, surge o consagrado Scorpion ADX-1 (ou EXO-AT950
na versão para o mercado americano). E depois de o experimentar, fui surpreendido
pela forma natural com que o tamanho ‘M’ assenta na minha cabeça. Este é um capacete
que vale acima de tudo pelo seu todo, um modelo versátil, bem construído, confortável
e com todas as características dos modelos de gama mais alta. Um autêntico
“canivete suíço” dos capacetes de aventura, com uma fantástica relação qualidade/preço
(abaixo da fasquia dos 300 €).
Scorpion ADX-1 Solid Matt Black.
A decisão estava tomada. O escolhido foi o Scorpion ADX-1, na versão Solid
Matt Black! É certo que é um capacete fabricado em policarbonato e com um design um tanto ou quanto agressivo, o que
pode não agradar a muitos, mas todas as suas qualidades, incluindo um peso
abaixo da média, fazem dele uma excelente opção.
Aqui ficam as principais características:
– Calota
exterior fabricada num composto avançado de policarbonato.
– 2 Tamanhos
de calota exterior (XS-L e XL-XXL).
– Calota
interior em EPS de dupla densidade.
– Forro
interior Kwikwick2® com tratamento antialérgico, removível e lavável.
– Viseira
com tratamento anti-riscos, com um amplo campo de visão e uma grande visão
periférica.
– Pinlock®
Maxvision integrado na viseira.
– Viseira
solar interior Speedview™ retráctil, facilmente substituível e com tratamento anti-embaciamento
em ambas as faces.
– Pala
removível para melhor desempenho aerodinâmico.
– Protecção
de queixo revestida com ISOPOR para uma protecção adicional.
– Cobertura
da protecção de queixo para redução de ruído.
– Sistema
de ventilação com entradas de ar frontais (na parte superior e na protecção de
queixo com 2 posições) e saída traseira.
– Sistema
de abertura da protecção de queixo com uma única mão.
– Fecho
micrométrico.
– Homologação:
ECE 22.05.
– Peso: 1.550g
± 50g
(tamanho ‘M’ – 57~58cm).
– Saco de
transporte.
– 5 Anos de
garantia.
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