domingo, 24 de fevereiro de 2019

Moto nova

Depois de tomada a decisão de trocar de moto, depois de analisados e comparados os modelos que tinha pré-seleccionado (Honda VFR800X Crossrunner, Yamaha Tracer 900, Triumph Tiger 800XR e Ducati Multistrada 950) em função de diversas características como o conforto, a agilidade, a potência, a polivalência, as dimensões, o peso, a fiabilidade e o preço, a eleita acabou por ser... a Triumph Tiger 800 XRx!

Triumph Tiger 800 XRx (2019). 

A Tiger 800 é um dos modelos mais importantes do construtor inglês de Hinckley, como demonstram as cerca de 70.000 unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento em 2010. Segundo a marca, esta terceira geração da adventure/touring de gama média da Triumph elevou o patamar de qualidade relativamente ao modelo anterior de 2015, com mais de 200 melhorias tanto na ciclística como no motor.

Aqui fica a ficha técnica da Triumph Tiger 800 XRx:

Motor e transmissão

- Tipo: Refrigerado por líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
- Cilindrada: 800 cc
- Diâmetro: 74,05 mm
- Curso: 61,9 mm
- Taxa de compressão: 11,3:1
- Potência máxima CE: 95 CV (70 kW) a 9.500 rpm
- Binário máximo CE: 79 Nm a 8.050 rpm
- Sistema: Injecção electrónica sequencial multiponto de combustível
- Escape: Sistema de colector 3 em 1 de aço inoxidável com silenciador lateral de aço inoxidável
- Transmissão Final: Corrente com anel O-ring
- Embraiagem: Húmida, multidisco
- Caixa de velocidades: 6 velocidades

Ciclística

- Quadro: Quadro em treliça tubular de aço
- Braço oscilante: Duplo, liga de alumínio fundido
- Pneu dianteiro: Liga de alumínio fundido, 10­-raios 19 x 2,5 pol
- Roda traseira: Liga de alumínio fundido, 10­-raios 17 x 4,25 pol
- Pneu dianteiro: 100/90 - 19 M/C 57V
- Pneu traseiro: 150/70 R 17 M/C 69V
- Suspensão dianteira: Forquilha invertida Showa de 43 mm, curso 180 mm (140 mm na versão de assento baixo)
- Suspensão traseira: Monoamortecedor Showa com ajuste hidráulico da pré-carga, curso da roda traseira de 170 mm (150 mm na versão de assento baixo)
- Travão Dianteiro: Discos duplos flutuantes de 305 mm, pinças deslizantes de 2 pistões Brembo, ABS comutável
- Travão Traseiro: Disco individual de 255 mm, pinça deslizante de pistão único Nissin, ABS comutável
- Painel de instrumentos e funções: Grupo de instrumentos multifuncional TFT com velocímetro digital, computador de bordo, tacómetro digital, indicador de posição da mudança, indicador de nível de combustível, indicador de manutenção, temperatura ambiente, relógio e quatro modos de condução (Rain/Road/Sport/Off-Road)

Peso e dimensões

- Largura do guiador: 795 mm
- Altura (sem espelhos): 1.350 mm
- Altura do assento: 810-830 mm
- Distância entre eixos: 1.530 mm
- Inclinação: 23,8 º
- Avanço: 86,6 mm
- Peso a seco: 200 kg
- Capacidade do depósito: 19 l

Consumo

- Consumo: 4,7 l/100 km
- Níveis de CO2: Padrão EURO 4: 107 g/km (o consumo de combustível e de CO2 são medidos de acordo com a directiva 168/2013/EC. Os valores relativos ao consumo de combustível são derivados de condições de teste específicas e são apenas para fins comparativos. Podem não reflectir os resultados reais durante a condução)

Em resumo e apesar de ainda ter efectuado poucos quilómetros aos seus comandos, posso afirmar que a Triumph Tiger 800 é um modelo ideal para quem procura uma moto fácil de conduzir, potente q.b., ágil, confortável, capaz de transportar com à-vontade passageiro e bagagem e que permite enfrentar sem problemas qualquer tipo de estrada ou caminho.

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