Durante o fim-de-semana das corridas do FIM
Superside - Sidecar World Championship realizadas no Autódromo do Estoril em
Outubro de 2019, outro tipo de máquina bem diferente captou a minha atenção
junto do aceso à Bancada A. Tratava-se de uma Puch VS 50 L de 1967,
substancialmente alterada a nível mecânico, provavelmente pertencente a uma das
equipas presentes no circuito.
Puch VS 50 L de 1967, vista
no Autódromo do Estoril (Outubro de 2019).
A marca Puch foi fundada
em 1899, pelo industrial Johann Puch, com sede na cidade de Graz, na Áustria
(antigo Império Austro-Húngaro). A sua produção abrangeu diversos veículos de
duas e de quatro rodas, desde as bicicletas aos automóveis, passando pelos velocípedes
a motor (mopeds), scooters e motos.
Em 1928, a então designada Puchwerke fundiu-se com a Austro Daimler e
tornou-se parte da Austro Daimler-Puchwerke. Esta nova empresa por sua vez fundiu-se
com a Steyr-Werke em 1934, passando a ser uma das subsidiárias do grupo
Steyr-Daimler-Puch. Apesar de todas estas fusões, a Puch continuou a fabricar
veículos em nome próprio.
No período pós Segunda Guerra Mundial, especialmente desde a década de
1950 até meados da década de 1970, assistiu-se na Europa a um acentuado aumento
na produção de bicicletas e velocípedes a motor. É durante esta fase que surge,
entre outros, o modelo VS
50 L (1957-1975), herdeiro da tecnologia desenvolvida com o modelo MS 50 apresentado em 1954.
Vinha equipada com um motor monocilíndrico de 48,8 cc a 2t arrefecido por ventilador
(turbina), com uma potência de 1,7 hp às 4.700 rpm, caixa manual de duas
velocidades e um peso de 160 kg. Atingia uma velocidade máxima de cerca de 40
km/h.
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