Subitamente o mundo encolheu! É esta a sensação que fica quando se observa
esta curiosa combinação em ponto pequeno de veículos com motor Cushman, na
forma de um carro com uma scooter em cima de um atrelado.
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O minicarro é de 1970, muito provavelmente originário de um carrossel, e
apresenta uma carroçaria aberta de tipo desportivo em fibra de vidro, com uma
estética cuidada, onde se destacam alguns pormenores bastante elegantes. As
suas linhas foram inspiradas no Crosley Hotshot,
o primeiro carro desportivo americano do pós-guerra que surgiu em 1949.
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A carroçaria encontra-se assente num chassis em aço, onde foi montado um
pequeno motor Cushman “Husky” na sua secção traseira. O arranque é efectuado
por intermédio de um motor eléctrico, com ignição por chave. Curiosamente a Cushman nunca produziu
minicarros, dedicando-se essencialmente à produção do motor “Husky” a 4T que
foi utilizado nas scooters e em outro tipo de equipamentos como corta-relvas,
máquinas agrícolas, bombas e pequenos barcos.
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Ligado à traseira do carro surge um pequeno atrelado em aço que suporta
uma scooter Cushman 53A de 1946, a variante civil da original Cushman 53
criada para proporcionar um meio de transporte simples para as tropas
paraquedistas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.
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A Cushman 53A vinha equipada com um motor monocilíndrico a 4 tempos,
refrigerado a ar, com 242 cc de cilindrada e transmissão final por corrente,
desenvolvendo uma potência de 4,6 hp. A aceleração é efectuada através de um punho
rotativo (como seria de esperar), mas com a particularidade de este rodar para
a frente e não para trás, para evitar que condutores menos experientes possam
acelerar bruscamente e cair de costas. Com 115 kg de peso (254 lb), a Cushman
53A conseguia atingir uma velocidade máxima de 65 km/h (40 mph).
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Uma combinação verdadeiramente original e, muito provavelmente, única.
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Fonte: Silodrome
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