domingo, 7 de julho de 2019

Combinação Cushman

Subitamente o mundo encolheu! É esta a sensação que fica quando se observa esta curiosa combinação em ponto pequeno de veículos com motor Cushman, na forma de um carro com uma scooter em cima de um atrelado.

Via 

O minicarro é de 1970, muito provavelmente originário de um carrossel, e apresenta uma carroçaria aberta de tipo desportivo em fibra de vidro, com uma estética cuidada, onde se destacam alguns pormenores bastante elegantes. As suas linhas foram inspiradas no Crosley Hotshot, o primeiro carro desportivo americano do pós-guerra que surgiu em 1949.

Via

Via

Via

Via 

A carroçaria encontra-se assente num chassis em aço, onde foi montado um pequeno motor Cushman “Husky” na sua secção traseira. O arranque é efectuado por intermédio de um motor eléctrico, com ignição por chave. Curiosamente a Cushman nunca produziu minicarros, dedicando-se essencialmente à produção do motor “Husky” a 4T que foi utilizado nas scooters e em outro tipo de equipamentos como corta-relvas, máquinas agrícolas, bombas e pequenos barcos.

Via

Via 

Ligado à traseira do carro surge um pequeno atrelado em aço que suporta uma scooter Cushman 53A de 1946, a variante civil da original Cushman 53 criada para proporcionar um meio de transporte simples para as tropas paraquedistas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

Via 

A Cushman 53A vinha equipada com um motor monocilíndrico a 4 tempos, refrigerado a ar, com 242 cc de cilindrada e transmissão final por corrente, desenvolvendo uma potência de 4,6 hp. A aceleração é efectuada através de um punho rotativo (como seria de esperar), mas com a particularidade de este rodar para a frente e não para trás, para evitar que condutores menos experientes possam acelerar bruscamente e cair de costas. Com 115 kg de peso (254 lb), a Cushman 53A conseguia atingir uma velocidade máxima de 65 km/h (40 mph).

Via 

Uma combinação verdadeiramente original e, muito provavelmente, única. 

Via 

Fonte: Silodrome

Sem comentários:

Enviar um comentário