Apesar dos quase 30 anos de idade e de estar prestes a entrar para a
categoria dos veículos clássicos, esta colorida BMW R100GS do início da década
de 1990 chamava a atenção dos transeuntes numa rua perto da Igreja
de San Jerónimo el Real em Madrid, Espanha:
BMW R100GS do início dos
anos 90, vista em Madrid-Espanha (Junho de 2019).
Em 1980 a BMW lançou a gama GS
(inicialmente Gelände/Straße – off-road/road, depois Gelände Sport) motorizada
pelo famoso bicilíndrico boxer (flat-twin) e transmissão secundária por veio,
que se distinguia dos restantes modelos da marca pela sua configuração trail,
com suspensões altas, posição de condução direita e roda da frente de maiores
dimensões, tornando-se rapidamente num sério caso de sucesso que perdura até
aos dias de hoje.
A BMW
R100GS em particular foi produzida durante os anos 1987-1996 e vinha
equipada com um motor boxer de 980 cc a 4T refrigerado a ar, com 2 válvulas por
cilindro, potência máxima de 60 bhp às 6.500 rpm e binário máximo de 76 Nm às
3.750 rpm, associado a uma caixa de 5 velocidades. A travagem é assegurada por
um disco de f 285 mm
na roda da frente e por um tambor de f 200 mm
na roda de trás. A suspensão é efectuada através de forquilha telescópica na
frente e pelo sistema Paralever
na traseira (substituindo o sistema inicial Monolever).
Com um
peso a seco de 210 kg, a R100GS conseguia atingir uma velocidade máxima na
ordem dos 180 km/h.
Existe também uma versão designada por R100GS-PD (“Paris-Dakar”),
inspirada no sucesso alcançado pelas R80G/S que dominaram a dura prova africana
na primeira metade dos anos 80 (vitórias em 1981, 1983, 1984 e 1985), que basicamente
é uma R100GS com um depósito de combustível maior, um guarda-lamas elevado na
roda da frente e protecções para as mãos e motor.
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